2015: Ano da Vida Consagrada (1)
Com a presente edição de Espaços & Laços abrimos regular comunicação sobre a Vida Consagrada. Duas razões motivam a decisão: no próximo ano será celebrado o Ano da Vida Consagrada, em âmbito de Igreja; tudo indica que o Ano da Comunidade da Província Brasil São Paulo, cuja realização emergiu da análise institucional a que nos submetemos, coincida com este evento de magnitude eclesial.
2015 “ano de graça” para a Vida Consagrada
No dia 31 de janeiro de 2014, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), Cardeal J. Braz de Aviz, e o Secretário da mesma Congregação, Mons. J. R. Carballo, OFM, apresentaram o calendário, os objetivos e as principais iniciativas previstas para 2015, dedicado à Vida Consagrada.
O Ano da Vida Consagrada foi pensado no contexto das celebrações do 50° Aniversário do Concílio Vaticano II, especialmente o Decreto Perfectae Caritatis sobre a renovação da Vida Consagrada (21 de novembro de 1965-2015). Indicou, também, os três objetivos gerais:
1. Fazer memória grata do tempo percorrido desde o Concílio Vaticano II até nossos dias; 2. Acolher o futuro com esperança;
3. Viver o presente com paixão.
Este ano dedicado à Vida Consagrada há de ser celebrado em colaboração com a União dos Superiores Gerais (USG) e a União Internacional das Superioras Gerais (UIGS), em chave de Formação permanente.
De acordo com o Secretário, deseja-se propor a Papa Francisco de abri-lo no próximo mês de outubro, em memória da promulgação da Constituição Lumen Gentium e de encerrá-lo no dia 21 de novembro de 2015, em memória da promulgação do Decreto Perfectae Caritatis.
Quais as principais iniciativas?
Abertura, no dia 21 de novembro de 2014; Jornada Mundial pro orantibus na Basílica de S. Pedro, com solene celebração presidida pelo Papa Francisco; Assembleia Plenária da CIVCSVA, em novembro de 2014, sob o título O Novo na Vida Consagrada, desde o Vaticano II; Conclusão, no dia 21 de novembro de 2015, na Basílica de S. Pedro, com solene celebração presidida pelo Papa.
Redação de E&L.