Espaços & Laços 93
Para Começar: o assunto é Amor!
O assunto da hora, de toda hora, é o amor! No Evangelho do 6º Domingo da Páscoa o amor vem nominado nove vezes (cinco como verbo e quatro como substantivo), além das três ocorrências do substantivo amigo. A perícope inteira, no entanto, contém outras referências ao amor: permanecer (4 vezes; não basta ficar…), observar os mandamentos do Amado (5 vezes), dar a vida, alegria, eleição, dar frutos…
A notória “Regra de Ouro” (Não faça aos outros aquilo que você não quer que lhe façam!”) é conhecida em culturas e religiões antigas, entre outras, no confucionismo da China, no budismo do Japão, no hinduísmo da Índia, no estoicismo da Grécia, no judaísmo de Israel.
O Mestre Jesus lhe deu formulação positiva: “Tudo aquilo, portanto, que vocês querem que as pessoas lhes façam, façam-no vocês a elas; nisto consiste a Lei e os Profetas” (Mt 7,12). Um segundo avanço consiste no fato de que disso nem mesmo os inimigos estão excluídos (cf. Mt 5,44a).
Jesus Cristo deu ainda um aprofundamento ulterior ao comprometimento com o mandamento do amor, o de amar como ele nos amou. “Eis o meu mandamento: amem-se uns aos outros como eu amei vocês. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por quem ama” (Jo 15,12-13). Para produzir tal fruto cristão (de Cristo em seus seguidores) só mesmo se a seiva d’Ele, que é o Espírito Santo, nos animar e sustentar.
Parece evidente de que não há, humanamente, expressão mais adequada e bem sucedida desse amor do que o amor de mãe. Celebremos e agradeçamos, pois, o amor de Deus feito mulher em nossas mães, a começar de Sua Mãe, tornada Mãe nossa também.
P. Mariano,scj.
TEMÁRIO
02. Para começar…
Igreja e Congregação
03. Palavra de Padre Dehon
04. P. Mário Marcelo visita nossos Fratres em Caracas
05. Ecos de Roma: escreve P. Victor
Província BSP e Distrito BSL
06. Indicação para Tesoureiro Provincial
07. Mudanças na Secretaria Provincial
08. I Encontrão da Juventude Dehoniana de São Luís
09. Atos dos Apóstolos: o caminho da Palavra
10. Encontro Setorial da MDJ, Setor Paraná
11. P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção
12. Saberes e Sabores