Espaços & Laços 105
Para Começar: Mês das Vocações
Agosto, mês vocacional. O Diretório da Liturgia (CNBB, 2015) explica, à página 141, que o mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações.
Em cada semana lembra-se uma vocação ou dimensão vocacional. A 1ª semana é dedicada à Vocação para o ministério ordenado (diáconos, padres e bispos); a 2ª semana vem consagrada à Vocação para a vida em família (atenção especial aos pais); a 3ª semana considera a Vocação para a vida consagrada (religiosos/as e consagrados/as seculares); a 4ª semana conscientiza sobre a Vocação para os ministérios e serviços na comunidade; a 5ª Semana celebra o Dia Nacional do/a Catequista.
Nossa vida congregacional apresenta duas celebrações especiais: o 90º aniversário da morte de Padre Dehon (12/08) e a posse do novo governo provincial da Província Brasil São Paulo (10/08). Somos imensamente gratos por essas efemérides, a saber que, segundo Epicuro, “as pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.
A obra de Deus em toda vocação, e mediante cada vocação, é cultivar e testemunhar a fé eficaz no Senhor Jesus Cristo (cf. Jo 6,29). Tal feitura erige-se pela renovação do espírito e da mentalidade, revestindo o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (cf. Ef 4,23-24).
P. Mariano,scj.