Espaços & Laços 103
Para Começar: é preciso parar!
É tempo de avaliar e descansar! Os discípulos haviam missionado em nome de Jesus. Agora retornam. Contam o que fizeram e ensinaram. Jesus percebe que precisam de repouso: vamos a um lugar à parte!
Apenas algumas curiosidades… No prólogo de At (1,1), Lucas narra que no seu primeiro Livro relatou acerca de tudo o que Jesus fez e ensinou. No evangelho deste Domingo Mc (6,30) explica que os apóstolos contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Está claro: Jesus primeiro faz e depois ensina por palavras. Os discípulos aprenderam bem: fazem e ensinam. Está evidente a prioridade testemunhal sobre a loquacidade verbal.
Mas agora é hora de descansar, pois são tanto os que vêm e vão que os discípulos não têm nem mesmo tempo de se alimentar. Por isso, precisam se retirar, alimentar e repousar. É imprescindível que o façam para não comprometer a missão. No entanto, há quem viva ainda maiores privação e exiguidade: o povo! Por causa deste povo eles haviam partido em missão e por causa dele interrompem o justo descanso.
Jesus fica tomado de compaixão pelo povo sem pão e sem Deus, como ovelhas sem pastor. Ele ensina muito sobre a vida e faz muito mais para sustentar a vida. A urgência dos discípulos fica suplantada por conta da emergência do povo. Amor genuíno e verdadeiro é o que liberta do cativeiro.
P. Mariano,scj.