Espaços & Laços 98
Para Começar: Ano da Vida Consagrada
Desde a noite de sábado passado (06/06) até o entardecer do próximo domingo (14/06) encontro-me na Alemanha, em visita aos confrades brasileiros. Além de mim, estão girando por aqui também os PP. Gilberto, Claudinho e Diomar da BRM, além de confrades dos Camarões, do Congo e da Índia que estiveram no Capítulo Geral. Destarte, Freiburg tornou-se propriamente uma extensão do Capítulo.
Em Freiburg acontece impressionante experiência de comunidade internacional: brasileiros, congoleses e finlandês, indianos e camaronês, malgaxe e polonês. O reitor e mestre de noviços é P. Levi. Outros brasileiros encontram-se aí: os PP. Jaírson Hellmann e Júlio César Ferreira, e os Fratres Max e Paulo.
Enquanto acerta o encaminhamento de seu Visto, Fr. Wellyngthon está em Freiburg. Depois seguirá a Berlin, onde já estão P. Tarcísio e P. Demétrius. Igualmente “embrasileirada” encontra-se Handrup, com P. Márcio Auth, acompanhado por P. Ricardo.
A solenidade maior da Congregação e o apenas concluído XXIII Capítulo Geral sugerem que a palavra seja dada a Padre Dehon: “Cada amigo do Coração de Jesus deve reproduzir este divino Coração de maneira especial e distinta, segundo as suas possibilidades e como a graça o inspira. Mas, sobretudo, viva nele o Coração de Jesus. Este Coração que ama e se imola e não deixa de se doar”.
A Vocês todos:
Confrades e Familiares, Leigos Dehonianos e Jovens da MDJ, Benfeitores e Amigos, abençoada festa do Coração de Jesus!
P. Mariano,scj.