Espaços & Laços 108
Eucaristia, Igreja e Compromisso
O Evangelho do próximo Domingo apresenta o final do longo ensinamento sobre a Eucaristia. Ao menos foi compreendido como tal pela Igreja Cristã quando acolheu este texto como inspirado.
Outra vez fazemo-nos aprendizes de mestre Agostinho: “Quod accipitis vos estis, gratia qua redempti estis”/“Vocês são o que recebem, pela graça com que são redimidos” (“Sermo 229/A”, 1: Tractatus de Dominica Sanctae Paschae). “Estote quod videtis, et accipite quod estis”/ “Sejam o que veem, e recebam o que são” (“Sermo 272”,1: In Die Pentecostes ad Infantes, De Sacramento). Poderíamos parafrasear: Recebam o Corpo de Cristo Eucaristia para serem sempre mais Corpo de Cristo Igreja!
Os judeus murmuram por Jesus proclamar-se o pão descido do céu (cf. Jo 6,41). Já muitos discípulos acharam dura sua palavra e já não andavam mais com ele (cf. Jo 6,60.66). Para nós, decerto, a dureza não consiste em crer na Eucaristia, mas em nos comprometer com os compromissos que dela derivam.
“Vocês também querem ir embora?” (Jo 6,67), pergunta Jesus. É preciso escolher: partir ou permanecer! Não dá para “ficar em cima do muro”, nem mesmo apenas “ficar”. Pedro por si e por nós respondeu; é igual sua a fé e a que Deus nos deu: “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).
P. Mariano,scj (Conventinho de Taubaté).