One Heart and one Voice
Um só Coração e uma só Voz
Seminário Dehoniano – 28/05/2016
No dia 25 de maio de 2016, nós do Seminário Dehoniano em Taubaté-SP, Província BSP, tivemos a alegria de receber a visita de três conselheiros gerais da Congregação: P. Carlos Enrique Caamaño (Vigário Geral), P. Stephen Huffstetter e P. Leopold Mfouakouet. Eles passaram algumas horas conosco para conhecer as estruturas do seminário e conversar com os seminaristas e formadores presentes, P. Darci Dutra e Fr. Filipe Araújo. Sendo que o diretor do seminário, P. Rafael Querobin, estava em visita aos confrades brasileiros no Chile.
À noite P. Stephen felicitou-nos com a presidência da Eucarística que fora celebrada em sua língua, o Inglês. Tal momento fora riquíssimo tanto para a nossa caminhada formativa quanto para o incentivo de todos ao estudo da língua inglesa. Em sua homilia, ele nos impulsionou a nos maravilhar com as belezas da vida comunitária, dizendo que, a partir de sua experiência de vida religiosa, acredita que “o amor suporta a convivência, contudo ele se passa na dureza da convivência” e completou nos dando três dicas para superar as dificuldades que surjam em nosso dia a dia: “primeiro, devemos dar graças a Deus por estas situações em nossa vida e, segundo, necessitamos dar um tempo para a pessoa e, por último, pensar em três coisas boas que ela possua e que, assim, nos fará conviver melhor com ela”. No fim de sua explanação, Ele frisou que “segundo nossas constituições, a vida comunitária é uma forma de evangelização, devendo ela ser para o nosso mundo, marcado pela divisão e guerra, um sinal de unidade e fraternidade”.
Sentimo-nos, assim, com a sua visita ainda, mais incentivados a assumir aquilo que é um compromisso do programa formativo da província BSP, isto é, a efetivação da segunda língua entre os membros da mesma. Por isso, sob a guia do nosso diretor, estamos fortemente comprometidos neste ideal. Sendo que, há algum tempo, gastamos horas necessárias no estudo da gramática americana, no aprofundamento da conversação e, sempre que possível, na celebração da santa missa na língua americana.
Por fim, assim como proferimos ao P. Stephen, também manifestamos aqui o nosso agradecimento à Congregação, em especial a província BSP, que zela pela formação do nosso espírito de internacionalidade e tem nos oferecido, além do acompanhamento espiritual, um aprofundamento do conhecimento de diversas culturas e línguas por meio de seus missionários e, principalmente, a partir de sua estrutura formativa. Agradecemos, também, ao P. Ângelo José Adão que, durante toda a visita, monitorou P. Stephen auxiliando-o na comunicação com os seminaristas.