JUBILEU ÁUREO-SACERDOTAL DE P. ARMINDO
Padre Armindo Antônio Kunz,scj
50 ANOS DE SACERDOTE! 1967 – 2017
Com o lema “SERVIR PARA FAZER A VONTADE DO SENHOR” (Sl.39), Padre Armindo Antônio Kunz,scj, filho de Afonso Kunz e Rosália Ritt Kunz, nascido aos 04 de outubro de 1940, em Boa Vista do Buricá-RS, foi ordenado sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – DEHONIANOS, dia 01 de julho de 1967, na Paróquia São José.
LEIA A ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PADRE JUBILAR À COORDENAÇÃO DO SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL E LEIGOS DEHONIANOS DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ…
1- Coord.SAV e L.D.: Como surgiu o desejo de ser Padre? Fale sobre a sua história vocacional (idade de ingresso no seminário, reação da família, dos amigos….
Pe. Armindo: O desejo de ser Padre sempre esteve presente na minha vida desde criança e foi incrementado pelos pais e irmãos. Por isso decidi ingressar no seminário em Crissiumal, aos 13 anos de idade. Esta decisão sempre foi apoiada pelos familiares, parentes e amigos.
2- Coord.SAV e L.D.: Por que você decidiu ser Padre Dehoniano (Sagrado Coração de Jesus), ao invés de ser Padre Diocesano ou de outra Congregação? Qual o diferencial?
Pe. Armindo: Decidi ser Padre Dehoniano (Sagrado Coração de Jesus), ao invés de Padre Diocesano, por influência dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, especialmente do Pároco, Pe. Francisco Schlosser e também pela grande devoção dos pais pelo Sagrado Coração de Jesus.
3- Coord.SAV e L.D.: Fale sobre a sua vida de Padre (quando se ordenou, paróquias por onde passou, dificuldades encontradas, projetos realizados, angústias, saudades…):
Pe. Armindo: Eu fui ordenado Padre em 1967 após ter concluído os estudos: dois anos em Crissiumal, seis anos em Corupá, um ano em Jaraguá (Noviciado), dois anos em Brusque e quatro anos em Taubaté-SP. Como Padre novo, fui mandado na Paróquia Sant’Ana de Lavras-MG, onde fiquei apenas um ano e meio. De Lavras fui mandado para Roma a fim de continuar os estudos na Universidade Gregoriana, onde permaneci cinco anos e meio. As dificuldades eram enormes. Não sabia o italiano, não sabia direito o latim e outras línguas. Pior de tudo as aulas eram dadas em latim. As provas, tanto orais como escritas, podiam ser feitas em italiano, francês, inglês, espanhol ou alemão. Em português, não! Com a graça de Deus consegui superar tudo e concluir com êxito o Bacharelado, Mestrado (Licenciatura) e Doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em 1975 voltei de Roma. Dei aula na Faculdade de Filosofia de Brusque, na Universidade de Florianópolis e em Taubaté. Em 1979 fui nomeado Pároco em Taubaté e continuei a lecionar ao mesmo tempo na Faculdade de Teologia por 21 anos.
Em 2000 fui nomeado tesoureiro do Convento em Taubaté-SP.
Em 2003 fui transferido para a Paróquia Sant’Ana de Lavras-MG.
Em 2004 nomeado Conselheiro local do Seminário Dehonista de Lavras.
Em 2011 transferido para Taubaté, onde resido até hoje.
4- Coord.SAV e L.D.: Qual o papel do Sacerdote e quais os desafios em ser Padre nos dias de hoje?
Pe. Armindo: Creio que o papel do sacerdote no mundo continua sendo o mesmo de sempre, isto é, ser bons pastores como foi Jesus.
Os desafios em ser Padre nos dias de hoje são bem diferentes. Por isso, o sacerdote de hoje deve se adaptar e atualizar sempre e constantemente segundo as exigências do mundo de hoje.
5- Coord.SAV e L.D.: Qual a mensagem que você gostaria de deixar aos paroquianos e leitores em geral?
Pe. Armindo: Desejo a todos os paroquianos e leitores em geral que tenham um Ano Novo repleto de alegria, bênçãos e graças de Deus; cheio de confiança e esperança, amor e paz e pleno de realizações. Sou muito grato por tudo e por todos. Que Deus vos abençoe!
A Paróquia São José, junto com o Serviço de Animação Vocacional, Leigos Dehonianos e toda a comunidade, agradece a Deus por esta graça e parabeniza o Padre Armindo Antônio Kunz,scj pelo “SIM” ao chamado e pela perseverança na Vocação. Parabeniza e agradece, também, aos familiares e à Comunidade São Pedro, de Linha Almeida, pela festiva celebração Jubilar e pela organização do jantar comemorativo que aconteceu dia 30 de dezembro, às 19 horas. Obrigada a todos que participaram deste momento tão importante na vida do Padre Jubilar, na sua família, na comunidade, na Paróquia e na vida do Município.
50 ANOS DE SACERDOTE SÓ É POSSÍVEL COM A GRAÇA DE DEUS E MUITA ORAÇÃO… PARABÉNS!!
Com carinho!
Profª Marli Fin Schneider, Coord. Serviço de Animação Vocacional e Leigos Dehonianos.
Pe. Maurídio Weber, scj – Pároco da Paróquia.