RUMO À IX CONFERÊNCIA GERAL, EM MANILA
A Comissão preparatória da Conferência Geral, que acontecerá em Manila (Filipinas), de 15 a 21 de julho de 2018, reuniu-se pela terceira vez, na Casa Generalícia de Roma. Durante o encontro que teve lugar nos dias de 06 a 12 de fevereiro os membros, sob a guia de P. Quang Nguyen SCJ, concluíram os trabalhos sobre o programa e sobre o Instrumentum Laboris da Conferência.
O tempo da Conferência será dividido assim: a) breve apresentação do passado da Congregação no empenho no campo social; b) o status quo atual; c) o verdadeiro desafio: rumo ao futuro compromisso no campo social.
Intencionalmente não se quer dar à Conferência um escopo preciso já desde o início. Deseja-se, porém, deixar espaço para o crescimento de novas ideias e projetos para uma colaboração futura nas obras sociais.
A questão principal que afronta, seja a comissão preparatória, seja o governo geral, é como ajudar os confrades dehonianos a cumprir quanto vem indicado pelo Capítulo Geral: empenhar-se mais nas obras sociais. O Capítulo e a Carta Programática propõem que na fase de formação inicial haja um tirocínio de ao menos um ano, fora da própria entidade e do próprio contexto cultural, no âmbito das obras sociais. A Conferência de Manila, portanto, há de se concentrar sobre o elemento da educação ao compromisso social.
A Conferência pretende não apenas inspirar o incremento no empenho social entre os dehonianos, mas programar sua participação nas obras já existentes. Não será um tempo só para refletir, mas para experimentar. Entre as atividades dos participantes está prevista a visita às obras sociais de Bagong Silang e a de Payatas.
Nesta IX Conferência Geral participarão cerca de 80 confrades dehonianos. Além dos superiores maiores, a maioria deve ser de confrades encarregados nas obras sociais e na formação.
Impulso ao compromisso social (tradução de P. Mariano SCJ)
P. Radoslaw Warenda SCJ
http://www.dehon.it/it/index.php?option= com_k2&view=item&id=2263:per-spingere-allimpegno-sociale&Itemid=