A COMUNICAÇÃO DA CONGREGAÇÃO EM FOCO
Em janeiro de 2017, os Sacerdotes do Sagrado Coração tiveram seu primeiro encontro de especialistas da comunicação, reunindo em Roma os profissionais da comunicação dehoniana, provenientes do mundo inteiro.
Um dos resultados daquele encontro foi a criação da Comissão Internacional de Comunicação (ICC). Os membros da ICC são: P. Radek Warenda SCJ (diretor geral das comunicações), P. Stefan Tertünte SCJ (diretor do Centro Studi Dehoniani), Mary Gorski (diretora das comunicações da Província USA), P. Antonio Rufete Cabrera SCJ (responsável das comunicações na Província Espanhola) e P. Pedro Iglesias Curto SCJ (secretário geral). O Vigário Geral, P. Carlos Enrique Caamaño Martín SCJ, é a pessoa que faz a ligação entre o Conselho Geral e a referida Comissão.
A ICC encontrou-se pela primiera vez, em março de 2017 e, desde então, teve três reuniões, das quais a última foi nos dias 27-28 de fevereiro próximos passados, em Roma.
Esta última reunião, na maior parte do tempo centrou-se no tema “Mission Statement” da Congregação, adotado pelo Conselho Geral, no ano passado. O logo “Open Heart and Mind”, que faz referimento à missão dehoniana, difundiu-se rapidamente em toda a Congregação, encontrando espaço em camisetas, Site Web, banners, publicações e materiais para benfeitores. Em poucos meses tornou-se uma significativa “marca de fábrica” para os dehonianos, um meio eficaz para as pessoas identificarem rapidamente a Congregação. Agora que a imagem está bem consolidada, a ICC espera fazer mais para ajudar as pessoas a compreenderem o que está por detrás disso: o projeto da “Mission Statement” propriamente dito.
A comissão também está trabalhando sobre os específicos instrumentos de comunicação da Congregação como, por exemplo, um novo Site Web, com uma sessão própria para os membros da Congregação, que consentirá fácil acesso às informações, a partir de um smartphone ou outro dispositivo móvel.
Um manual de estratégia para a comunicação – um instrumento de referência em nível geral, mas também nas entidades – está sendo projetado, além de um “branding book” (definição de caractarísticas ou marcas) que constará de linhas guia sobre como apresentar os dehonianos numa variedade de plataformas multimediais.
De qualquer forma, o principal objetivo do recente encontro da ICC foi tratar da próxima reunião dos espertos de comunicação previsto para 25-26 de maio 2018. “O próximo encontro de maio é outro passo no caminho que iniciamos no ano passado”, escreveu P. Radek, no seu convite aos comunicadores dehonianos. “Esperamos reforçar a colaboração entre as entidades e a Cúria Geral. É importante termos a sensação de ser parte da mesma equipe. Diferentemente das organizações de informação, não estamos em concorrência pelo melhor Site ou por campanha midiática mais eficaz. Pelo contrário, queremos criar uma atmosfera de ajuda e confiança para trabalharmos juntos, com eficácia, para levar a mensagem de Padre Dehon a todo mundo”.
Os dois primeiros dias do encontro terão lugar na Casa Geral. Entre os relatores estará presente Dom Dario Viganó, Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé.
Os argumentos a serem tratados durante a reunião dos especialistas de comunicação incluirão os de um novo design para o Site Web da Congregação. Particularmente, em que modo os comunicadores dehonianos podem trabalhar juntos para desenvolver um conteúdo? Haverá uma sessão aprofundada sobre a “visual identity” (identidade visual) e tempo de partilha interativa das diversas iniciativas de comunicação na Congregação.
Nos próximos meses os membros da Comissão Internacional de Comunicação trabalharão nos projetos através de “Trello” (uma espécie de “ferramenta” para gerenciar projetos), um espaço de trabalho em colaboração online. A ICC se encontrará novamente no mês de novembro, nos dias 15 a 17.
Mary Gorski
http://www.dehon.it/it/index.php?option=com_k2&view= item&id=2281:il-compito-continuo-della-comunicazione&Itemid=77