O DEHONIANO THOMAS A. B. MITTELSTAED É ORDENADO SACERDOTE
Na tarde ensolarada do último dia 07 de setembro, às 18h, na Matriz dos Três Santos Mártires das Missões de Crissiumal/RS, deu-se início à solene celebração eucarística em que foi ordenado presbítero o agora P. Thomas Antônio Bohn Mittelstaed SCJ. A missa foi presidida pelo bispo local, da diocese de Frederico Wesphalen/RS, Dom Antônio Carlos Rossi Keller e contou com a participação de muitos sacerdotes dehonianos e diocesanos, além de religiosos, religiosas, seminaristas e o povo de Deus que lotou a Igreja Matriz.
Dom Antônio, em sua homilia, ressaltou a importância do carisma dehoniano para a Igreja local, considerando os muitos anos de trabalho dos padres naquela paróquia. Felicitando o ordenando, o bispo diocesano ressaltou a generosidade da família Mittelstaed de colocar à disposição da Igreja os seus dois filhos homens, já que o mesmo bispo ordenou o P. Moisés, há cinco anos, na mesma Igreja. P. Gilberto Bonato Xavie SCJ, Superior Provincial dos dehonianos do sul do Brasil (BRM) agradeceu ao P. Thomas por seu “Sim” à Igreja e à Congregação e desejou-lhe um frutuoso sacerdócio.
A celebração, além de bela e solene, foi muito emocionante, sendo que um dos momentos mais marcantes foi quando os padres dehonianos, Moisés (irmão do neo-sacerdote) juntamente com o P. Galdino, revestiram o padre recém ordenado com as vestes próprias do presbítero, a casula e a estola. O abraço afetuoso dos pais e da irmã do neo-sacerdote também foi um momento de muita emoção. Muito emocionado, durante toda a celebração, P. Thomas agradeceu ao final a todos que contribuíram com seu processo formativo e a todos os que prepararam a celebração e os festejos de ordenação.
No dia seguinte, às 9h30, no mesmo local, teve início a Primeira Missa presidida pelo P. Thomas. A liturgia da festa da Natividade de Nossa Senhora fez eco ao Ecce Ancilla que buscam vivenciar todos os dehonianos. Após a celebração houve um almoço festivo com o tradicional e suculento churrasco gaúcho.
A presença de muitas pessoas de localidades distantes como Taubaté/SP, Brusque/SC, Curitiba/PR e, principalmente, São Bento do Sul/SC (onde o P. Thomas exerceu seu diaconado e agora continuará atuando como presbítero) mostram como Thomas cultivou e vivenciou bonitas amizades em todo o seu percurso formativo. A sua alegria e a sua presença pastoral junto dos jovens, das crianças e de todo o povo demonstram que Thomas encarnou o “Ir ao povo” pedido pelo Fundador, Padre Dehon.
Ao P. Thomas a saudação afetuosa de seus amigos e da família dehoniana que se alegra com a sua consagração e o seu sacerdócio. Que Deus guarde o senhor em sua missão e que ela frutifique sempre mais para o Reino de Deus!
Diác. Josimar Baggio SCJ.