VOTOS PERPÉTUOS E DIACONATO
Só o verdadeiro Amor renova todas as coisas
“Nós, porém, amamos porque Ele por primeiro nos amou” (1Jo 4,19)
Como é sabido, no círculo da família Dehoniana, Padre Dehon não foi um homem de ideias tímidas, mas um homem de seu tempo com aquele brilho no olhar de desejo de transformação profunda da sociedade. Dehon, animado pela força do Espírito Santo, soube plantar adequadamente a semente de sua Congregação perto da Fonte da Graça que jorra água viva para a vida eterna, que é o Coração de nosso Deus. Ali tudo cresce, multiplica e se renova sempre e em todo lugar com grande abundância. Nesta fonte muitos corações abertos, disponíveis, inspirados pela sabedoria do Evangelho e instigados pelos ensinamentos de Dehon se aproximam para encontrar seu repouso e missão.
Foi o que aconteceu com os religiosos Arlyson E. F. Gomes (BSL), Guilherme César S. Rocha (BSP), Jeferson P. de Castro (BSP), Marco Antonio B. Junior (BSP), Reges H. Mercilio (BSP), Rodrigo L. de Araújo (BSP), Valery Gilbert N. Onana (CMR). Estes homens aprenderam com o Mestre por excelência na Escola do Coração de Jesus a serem generosos em doarem as suas vidas sem reservas. Tal fato fica explícito no lema que escolheram como guia nesta jornada que se encontra em 1João 4,19 que diz: “Nós, porém, amamos porque Ele por primeiro nos amou”.
Só se aprende amar amando, mas sobretudo experenciando ser amado. Ao longo do caminho, eles certamente experimentaram este Amor que não conhece limites ou barreiras e por isso foram imbuídos a praticar o mesmo: Primeiro, na Profissão Religiosa dos Votos Perpétuos realizada no último sábado 15 de Fevereiro de 2020, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Taubaté – SP, presidida pelo Superior da Província BSP, Pe. Ronilton Souza de Araújo SCJ. Depois, no dia seguinte, na Ordenação Diaconal, na Paróquia Santuário São Judas Tadeu em São Paulo – SP. Esta última foi presidida por nosso estimado Dom Murilo S. R. Krieger SCJ, Arcebispo de São Salvador da Bahia – BA.
Em ambas as celebrações muitos religiosos e religiosas, fiéis, amigos, parentes, benfeitores de várias partes do Brasil e até mesmo do exterior testemunharam em primeira mão a força do amor que renova todas as coisas.
Os Dehonianos contam agora com sangue novo para ofertar a Deus e a Igreja para a missão em um estado de união cada vez mais íntima e profunda.
Que o Coração de Jesus retribua a cada um destes novos Diáconos segundo suas obras e opções. E que Maria, Aurora da Salvação e Modelo dos Servidores do Evangelho, com toda sua ternura seja para cada um exemplo de disponibilidade, serviço ao Senhor e, sobretudo, de um Amor que não conhece fronteiras.
Coração de Jesus Providente, Providenciai Vocações!
Por Fr. R. Valim SCJ (1º Ano de Teologia, Taubaté/SP).