Memórias da nossa História
Conventinho de Taubaté. Os Dehonianos no Vale do Paraíba
11.8. O Trevo
O TREVO (Treinamento Vocacional) é um trabalho pastoral que foi desenvolvido no Conventinho a partir de 1973. Inicialmente destinava-se ao acompanhamento
para vocações adultas que não tinham cursado todo o programa dos nossos seminários do ensino fundamental.
Mais tarde, foi aberto também para vocações infanto-juvenis e vocações femininas. Esses grupos se reuniam em dias diferentes. Os encontros funcionavam no antigo prédio do “sobrado dos padres”.
O trabalho de acompanhamento vocacional era feito por um frater que ministrava encontros de reflexões sobre a vocação humana, cristã e específica, e uma noção
geral sobre a Congregação e sua presença no mundo.
Para essa formação era usado um roteiro sugerido pelo “Guia Vocacional” e outro material vocacional preparado pelo padre Zezinho.
O responsável pelo TREVO fazia visitas às famílias dos candidatos. O objetivo desse
acompanhamento era o de selecionar melhor os candidatos, promover entre os participantes do grupo uma inicial integração humano-comunitária, visando facilitar o entrosamento no seminário.
Este trabalho, além do frater responsável, era assistido por um padre do Conventinho. O TREVO funcionou por diversos anos no Conventinho e na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em São José dos Campos. Trabalharam no TREVO os fratres (hoje padres) João Normélio Engerroff, Antônio Bernardo Hemkemeier, Nestor Adolfo Eckert, Antônio Kopitski, Sergio Francisco Valle, Luís Carlos Berri, João Luís Uzan Malnalcich. Teve funcionamento normal entre 1973 e 1985 (quando ficou interrompido por cinco anos, por falta de apoio dos párocos…) reiniciando em 1991, com o Fr. Arnaldo M. dos Passos.
Desde as conferências provinciais de 1991 e 1995, toda BM foi convocada para
responder corajosamente com uma pastoral vocacional mais dinâmica e eficiente, permeando todas as dimensões da Pastoral Orgânica.
Nesses últimos anos, os trabalhos do TREVO foram desenvolvidos pelos estudantes de teologia Sidnei da Cunha, Carlos Alberto Rodrigues e Edson Benedito dos Santos.
Atualmente (1997) o frater Sérgio Luís da Costa está acompanhando a pastoral vocacional de diversas comunidades de nossas paróquias, destacando o trabalho de divulgação e de uma proposta vocacional aos jovens e adolescentes.
O TREVO também participa da equipe de pastoral diocesana, objetivando trabalhos na
formação de agentes e estudos sobre a pastoral vocacional.
A Pastoral do TREVO também atua junto ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (arquidiocese de Aparecida) com a divulgação do carisma e das atividades da Congregação. Isso acontece por um “plantão vocacional”, uma vez por mês {cf. Circular SCJ (abr. 1975), pp. 893-984; AA, “Trevo”, in: O CONVENTINHO (nov. 1982), p. 6; Informações de fratres Edson B. dos Santos e Sérgio L. da Costa}.
Pe. José Francisco Schmitt, scj.