INÍCIO DE GESTÃO DO GOVERNO DO DISTRITO BMT
Memória do Fundador, Começo do Governo Distrital e Benção da Pedra fundamental do novo Seminário Padre Dingler
Lucas do Rio Verde, 12 de agosto de 2021, memória dos 96 anos de falecimento de Padre Dehon e um dia que entra para a história da presença dehoniana no estado do Mato Grosso.
Após 38 anos da chegada dos primeiros padres dehonianos em terras Mato grossenses, deu-se início ao primeiro Governo do Distrito Brasil Mato Grosso – BMT, erigido em 19 de março de 2021, sendo o novo distrito da Província Brasil São Paulo – BSP, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
Neste mesmo dia, realizou-se a cerimônia de benção da pedra fundamental do novo Seminário Padre Dingler.
Benção da Pedra Fundamental do novo Seminário Padre Dingler
Às 17 horas, ocorreu no terreno do Seminário Padre Dingler a Cerimônia de Benção da pedra fundamental e colocação da Cruz como sinal de início da construção do novo Seminário que, por sua vez, já está em atividade em uma casa provisória, desde o dia 27 de janeiro de 2021.
A cerimônia contou com a presença de Dom Vital Chitolina, Bispo de Diamantino e também dehoniano; Pe. Ronilton Souza de Araújo, representando o Pe. Eli Lobato dos Santos, atual Provincial; Pe. Cleiton Benedito da Silva, diretor do Seminário Padre Dingler; Pe. Odilo Hoepers, Pe. Agnaldo Aparecido Gonzeli, Pe. André Luís Leme Marana, Pe. Igor Jerônimo Pereira, Pe. João Heidemann, Pe. Vagno Aparecido Reato, Pe. Darci Hermes; Fr. Bruno Henrique Andrade Silva, Fr. Lucas Ferreira da Silva e Fr. Luiz Henrique Zolin Ciarini, além dos seminaristas do Seminário Padre Dingler e do Seminário Padre Dehon.
A cerimônia também contou com a presença do Sr. Paulo Vicente Venturini e sua esposa Sra. Lucinda Vigolo Venturini, casal doador do terreno do Seminário; também do Sr. Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde, além de um significativo número de fiéis colaboradores, benfeitores, agentes de pastorais que representaram todo o povo que estão em comunhão na construção dessa nova obra.
Dom Vital, que ajudou a escrever a história da presença dehoniana no Mato Grosso, e hoje, Bispo da diocese de Diamantino, ressaltou a grande importância da construção do novo Seminário para as futuras vocações do Mato Grosso e, disse ainda, que “ter um lugar onde diariamente sobem até Deus orações e celebrações”, é benção de Deus para todo o povo luverdense que se une em oração. Pe. Cleiton destacou que, sem dúvidas, a construção dessa obra vocacional irá estimular nossa fé na missão de colaboradores no projeto de Deus que é Pedra fundamental em nossa vida, “sem esta Pedra (Cristo) não há Igreja do Senhor, não há Seminário”.
Missa de Posse do 1º Governo do Distrito Brasil Mato Grosso – BMT
Às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, aconteceu a Santa Missa de posse do primeiro Governo do Distrito Brasil Mato Grosso. Dom Vital Chitolina presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelos padres: Pe. Ronilton S. de Araújo, representando o Superior Provincial – Pe. Eli Lobato dos Santos; Pe. Odilo Hoepers – empossado Superior Distrital, Pe. Cleiton Benedito da Silva e Pe. Vagno Aparecido Reato – empossados Conselheiros Distritais, Pe. Agnaldo Aparecido Gonzeli, Pe. André Luís Leme Marana, Pe. Igor Jerônimo Pereira, Pe. João Heidemann, Pe. Darci Hermes, Pe. Otavio Luiz da Silva, Pe. Fábio Eustáquio de Meneses, Pe. Derly de Almeida Costa e Pe. Antônio Jezufino Silva Neto.
Estavam presentes os fratres tirocinantes: Fr. Luiz Henrique Zolin Ciarini, Fr. Bruno Henrique Andrade Silva e Fr. Lucas Ferreira da Silva; também os seminaristas do Seminário Padre Dingler e do Seminário Padre Dehon. Também grande número de fiéis reuniram-se conosco para agradecer e pedir a Deus para que esse novo Distrito BMT seja conduzido pelo Espírito Santo que age na Igreja como vontade própria de Deus Pai.
Dom Vital, demonstrou-se bastante empolgado com mais esse passo dado na missão dos padres dehonianos no Mato Grosso: “sinto-me irmanado, em comunhão com os dehonianos”, “os padres dehonianos tem plenas condições de fazer um bom trabalho aqui no Mato Grosso”. Recordou-se que há 25 anos, em março de 1996, era o primeiro dehoniano a celebrar uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Lucas do Rio Verde, e que agora alegrava-se por estar celebrando com vários padres dehonianos. Fazendo memória do Fundador Padre Dehon, destacou que “as sementes bem plantadas florescem e produzem frutos, referindo-se à ereção do novo Distrito BMT.
Pe Ronilton, destacou o “espírito de pertença” de Dom Vital para com a Congregação, motivando seus membros a não terem medo de “Ir ao Povo”, como era desejo de Padre Dehon. Disse que sua experiência à frente da província BSP foi uma grande “escola” do exercício de autoridade, nesses últimos 6 anos. Destacou ainda que “a autoridade se faz a partir do serviço, e não é uma questão de honra”. Por fim, partilhou três ensinamentos que o acompanharam durante esses anos como provincial: 1°- humildade para aprender a gestão e saber que nada se faz sozinho; 2°- ser homem de fé e acreditar que Deus vai conduzindo pelo melhor caminho; e, 3°- amar como Jesus amou, praticar a caridade, um amor oblativo e de entrega à missão confiada.
Pe. Odilo, fazendo memória do Fundador, apresentou sua missão de agora, depois de 32 anos cuidando do povo de Deus, como fazer com que os padres olhem para Padre Dehon e sua bonita experiência de fé, e sigam-no como modelo de religioso.
Pe. Odilo lembrou o desejo de Padre Dehon de que seus religiosos fossem profetas do amor e ministros da reconciliação. Comprometeu-se em fazer de tudo para que os religiosos sigam o desejo do nosso Fundador, no mundo em que vivemos. Por fim, confiou sua missão a Deus, na certeza de que o conduzirá. Dirigindo-se aos Conselheiros, Pe. Cleiton e Pe. Vagno, mostrou-se esperançoso em fazer uma boa gestão e colher muitos frutos, visto que em anos anteriores já trabalharam juntos. Terminou pedindo ao povo que reze pelo seu Governo e por todos os membros do Distrito.
A Cerimônia seguiu com a Benção final e com o registro da foto oficial.
Fr. Luiz H. Z. Ciarini SCJ