Encontro Vocacional – Trevo III
Encontro Vocacional
Trevo III em Lavras-MG
O processo de acompanhamento vocacional dos candidatos ao Propedêutico 2024 teve mais uma de suas etapas concluídas no último final de semana (10-12) de novembro. Aconteceu no Seminário Dehonista em Lavras e contou com a presença de sete jovens provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Participaram os candidatos que perseveraram no processo de discernimento vocacional pessoal, dentre mais de 90 rapazes que entraram em contato conosco e/ou foram acompanhados durante o ano.
Os candidatos que estiveram presentes no encontro são estes: André Luiz Fonseca Gil de Melo, natural de Timburi -SP; Marcelo Augusto do Carmo, natural de São Paulo -SP; Kaique Sousa Silva, natural de Caratinga -MG; Marcos Roberto Alencar da Silva, natural de Amambai -MS; Wanderson Alves da Silva, residente em Terra Boa -PR; Rafael Loschi de Abreu, natural de Alfredo Vasconcelos -MG e Pedro Lucas Oliveira Silva, natural de Lavras -MG. Todos estavam animados e participaram das atividades com empenho e dedicação.
O Trevo III, como costume, teve a dinâmica de um retiro espiritual, momentos de convivência fraterna, alternados com momentos de oração e partilha. A equipe de preparação do encontro foi formada pelo Secretário Vocacional Pe. Erick Max, scj juntos aos fratres auxiliares Fr. Eliseu Ramos e Fr. Luiz H. Ciarini, scj. Além deles cinco postulantes vieram de Barretos para ajudar na condução dos momentos e exercerem seu auxílio pastoral. São eles: Alan Marcos, Gabriel, Pedro V., Ailton e Nicolas. A boa equipe formada fez o encontro fluir e ser bastante agradável para o bom discernimento dos vocacionados.
Durante os três dias os rapazes participantes do Trevo III tiveram a oportunidade de experimentar a convivência fraterna com os padres, fratres, postulantes e seminaristas, além de celebrarem a santa missa todos os dias, participarem de momentos de adoração e provocação espiritual para a escrita da carta de petição para o ingresso no Propedêutico. Houve no sábado um momento forte de partilha e visita à uma de nossas obras: a Fazendinha Padre Israel. Ali todos os presentes puderam ver realmente o carisma de Pe. Dehon vivo e encarnado na prestação da acolhida e cuidados dos internos.
Cabe aqui um especial agradecimento à comunidade formadora e formativa do Seminário Dehonista, que de forma tão generosa, acolheu toda a estrutura do Trevo III. Isso implica um agradecimento, mas ao mesmo tempo uma exortação necessária. Todo o encontro foi pensado para o bom discernimento dos vocacionados, mas, é importante que haja participação de todos os dehonianos no serviço de animação vocacional, pois temos percebido a fragilidade das vocações na atualidade. É missão de todos nós promover e cultivar vocações em nossas comunidades! Rezemos sempre pelas vocações.
Fr. Eliseu José Ramos, scj.