Segundo dia – IX Assembleia da BSP
Segundo Dia
Perspectiva da Província BSP em seus membros e obras
Barretos, 10 de setembro de 2024
Nesta terça-feira, dia 10 de setembro, iniciamos o nosso dia com a celebração da santa missa, presidida pelo Padre Marcelo Batalioto que hoje completa seus 50 anos de vida. Padre Marcelo Batalioto partilhou sobre a importância de ser dehoniano, no sentido de viver a perspectiva do carisma e expressar com a própria vida o modo de ser dehoniano.
Após o café da manhã iniciamos a Segunda Sessão que abordou a partilha de um painel sobre a realidade da Província BSP, na perspectiva de seus membros religiosos e suas obras.
Das partilhas, contamos com a fala do padre Joãozinho sobre a Mantenedora ADBM – Associação Dehoniana Brasil Meridional, a partilha do padre Cristianos Francisco de Assis sobre a ADCJ – Associação Dehoniana Coração de Jesus e a partilha do padre Davi Ângelo sobre a ADBC – Associação Dehoniana Brasil Central. A IX Assembleia da BPS fez uma parada para homenagear os confrades falecidos de 2021-2024.
Seguindo após o intervalo do cafezinho, os trabalhos são retomados com a partilha do atual ecônomo provincial, Padre Ademir Joel Pedroso, scj que apresentou um panorama completo sobre a atual situação econômica da Província Brasil São Paulo. Ficou notório o esforço continuado para captar recursos e otimizar as obras em sua manutenção e arrecadação.
Neste panorama sobre a Província BSP, foi apresentada a perspectiva vocacional a partir do trabalho do SAV e de nossas paróquias. Padre Erick Max, scj fez uma apresentação, em números, sobre como estamos vocacionalmente, concluindo que estamos num cenário preocupante devido a baixa dos candidatos.
Na parte da tarde os membros da IX Assembleia passaram por um momento de reflexão, meditação, oração e formação com o assessor Alex Valadares, psicólogo da linha existencial humanista. A vivência, interatividade e partilha foram muito favoráveis na dinâmica dos trabalhos da IX Assembleia.
Os trabalhos deste dia foram encerrados com uma confraternização na casa do Postulantado Coração de Jesus. A noite foi proveitosa para a convivência, partilhando de uma boa refeição e de um bate papo fraterno e caloroso.
Viva o Coração de Jesus,
Pelo Coração de Maria!