Terceiro dia – IX Assembleia da BSP
Terceiro Dia
Aprofundando a síntese das respostas do Instrumento de Trabalho
Barretos, 11 de setembro de 2024
Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, iniciamos o nosso dia com a celebração da santa missa e oração das laudes, presidida pelo Padre João Carlos Almeida. Em sua reflexão, padre Joãzinho partilhou sobre as bem aventuranças na perspectiva da vivência do carisma dehoniano.
Após o café da manhã iniciamos mais uma sessão com a partilha do Padre Marcelo Batalioto sobre a síntese das respostas das comunidades com base no Instrumento de Trabalho proposto pelo governos provincial. Padre Marcelo Batalioto ressaltou que todo o trabalho da IX Assembleia tem seu fundamento no que foi refletido no XXV Capítulo Geral em Roma. Padre Marcelo fez uma reflexão particionada sobre o tema do XXV Capítulo Geral: “Chamados a ser um, num mundo em transformação”. Aprofundou sobre a unidade (Sint Unum), o modo de crer e a identidade dehoniana num mundo em transformação!
Na continuidade dos trabalhos, os participantes se reuniram em grupo (5 grupos) para trabalhar a partir da síntese das respostas das comunidades. Em diversos âmbitos e temáticas a metodologia era a seguinte: O que deve ser transformado? e Como transformar? Posterior às reflexões foi realizada a apresentação do material textual fruto das partilhas de cada grupo.
Seguindo, após o almoço, padre Emerson Ruiz introduziu o trabalho dos grupos com a temática: Um serviço ao Povo de Deus com seiva Dehoniana: um apostolado com rosto de Padre Dehon! Falou sobre a alegria de nossa pertença mútua – apesar de nossas imperfeições, fragilidades e vaidades – ainda permanece a face mais visível de nosso serviço. Padre Emerson finalizou com uma frase do nosso fundador: “Temos um triplo propósito: um zelo apostólico ardente, adoração reparadora e a oblação diária de nós mesmos ao Sagrado Coração”. (Padre Dehon)
Em seguida, foi retomado o trabalho em grupos para discutir sobre a temática da comunhão e testemunho, adoração/missão, zelo apostólico, cultura vocacional, amor pela Igreja, devoção ao Coração de Jesus e sobre a gestão transparente.
Finalizados os trabalhos em grupos, retornamos à grande assembleia e partilhamos em conjunto sobre as temáticas. Por fim, encerramos o dia da melhor maneira possível com a oração das vésperas e adoração, colocando nossos sonhos e projetos aos pés do Senhor, rezando por toda a nossa Congregação.
Viva o Coração de Jesus,
Pelo Coração de Maria!