Abertura da exposição: A Trajetória de um Semeador
Na bela tarde do dia 14 de maio, vimos um homem de Deus, de bem com a vida, contente por estar com uma porção do povo de Deus. Nosso confrade P. Zezinho estava feliz por mais uma justa homenagem que lhe era tributada. Entre tantos amigos, sentimo-nos orgulhosos de lhe ser confrades. Em nome de todos, lá estávamos: P. Walmor, P. Rudy, Ir. Irineu, P. Sílvio e P. Mariano. Acompanhemos o relato de P. Sílvio.
A Trajetória de um Semeador
Esse é o nome da exposição que celebra os 50 anos de canção e produção literária de P. Zezinho,scj. No hall de entrada do Hospital Santa Catarina, teve lugar no dia 14 de maio às 15h00min a inauguração de uma exposição que conta a história e a trajetória do nosso confrade.
Uma trajetória não é simplesmente um caminho. Trata-se uma longa caminhada. A caminhada desse homem de fé é uma trajetória profícua na semeadura, no anúncio do Evangelho e no testemunho contextua-lizado e fiel da pessoa de Jesus Cristo.
O sacerdote dehoniano, artista e profeta celebra-do tornou-se no decorrer dos anos um baluarte da evangelização. Sacerdote do coração de Jesus e incansável cantador e anunciador da misericór-dia, da reparação e do amor divino. É um homem para o nosso tempo com uma catequese atual e encantadora. Artista renomado, pioneiro em anunciar nos púlpitos e nas antenas, na canção e poesia, no rádio e na TV. Autor de canções que embalaram gerações. Profeta que anuncia e denuncia com sabedoria e perspicácia, com verdade e comprometimento transformando a vida em canção. Cantando para ajudar o povo a atender e a viver melhor a Palavra de Deus. Sua mensagem tem na vida do povo sua inspiração e endereço com o intento de levar os corações para Deus, de suavizar cruzes, de ser o Coração de Cristo no meio do mundo.
Estamos celebrando a memória viva de um anunciador da boa nova. Ancião extremamente feliz. Líder dos jovens. Adjetivos que esse catequista atual acumula e transforma em verso, prosa e canção. Jubileu de ouro de uma trajetória missionária.
Sua atuação e testemunho evidenciam que a trajetória de um semeador consiste em semear prodigamente.
A presença de muitas pessoas e as palavras das religiosas do Hospital das Irmãs de Santa Catarina e das Irmãs Paulinas transpareceram gratidão pela vida, vocação, ministério, canção e evangelização de P. Zezinho. O povo foi beneficiado pela sua canção e palavra. Mostra Jesus e ajuda segui-lo melhor. Canta a família. Canta a unidade. Canta a juventude e ensina o caminho para a felicidade: ser e fazer como Jesus.
É um Cidadão do infinito. Homem de paz inquieta. Semeador da paz. Anunciador de um país irmão. Em suas breves e oportunas palavras agradeceu a Congregação, as Irmãs Paulinas, os músicos, o hospital. Agradeceu e abençoou. Lembrou: todos são iluminados e iluminadores. Abençoados e abençoadores. Aonde mandaram eu fui – insiste. A trajetória ensinou que quem chama é a Igreja em nome de Cristo. As inspirações nasceram do contado com o povo, da vida do povo. Multiplicou e partilhou. Com orgulho santo recordou que é fruto de uma família que deu certo e de grandes famílias que o acolheram. Parabéns, P. Zezinho,scj!
P. Silvio Nascimento, scj.