Leigos Dehonianos…
Rio, 28 de maio/2014
Prezado Pe. Mariano, Boa noite!
Creio que já leste as informações encaminhadas, mas ainda renovo as decisões indicadas no Encontro da Família Dehoniana:
– Foi aprovado o Iter Formativo para os Leigos Dehonianos (encaminhei uma cópia e um CD com todo material, via Pe. Oscar);
– Foi criado um Comitê Organizador com a finalidade de organizar os passos necessários para a criação de uma Coordenação Internacional. Tal Comitê é composto pelo Pe. Cláudio Weber, pelo Conselho Geral; Pe. Túlio ou Pe. Bruno Pilati, de Itália – para facilitar o acompanhamento dos próximos fascículos do Iter; a Grace Escobia, de Filipinas; Silvia Bertozzi, de Finlândia, e a Ida, do Rio.
Nós do Brasil, tivemos a oportunidade de nos reunirmos e, embora pouca representação, discutimos o andamento dos trabalhos nas três Províncias e, no final, decidimos indicar uma coordenação nacional. Para tal coordenação indicamos o Pe. Pedro Silva Moura (BRE) e o casal Angelina e Ildefonso Dalcegio da BRM.
Porém, ainda continuo responsável em articular os trabalhos latino-americanos e, diante disso, foi-me pedido, junto ao Pe. Cláudio, pelo Pe. Alexander Quintero, a presença na Venezuela para trabalho com os leigos e a apresentação do Iter Formativo… Gostaria de saber qual é a orientação da Província diante de tal situação.
Minha impressão: Fomos bem recebidos na Casa Geral e pelos Padres de lá. O Encontro foi proveitoso. Boa representação. Programa bem elaborado e conduzido. Palestras boas e de fácil entendimento. Local agradável, porém um “labirinto” para alcançá-lo. Faltou inicialmente uma apresentação somente dos participantes, mesmo que de língua diferente, pois havia tradutores. O Encontro deveria ser melhor trabalhado nas Províncias antes de acontecer, visto que alguns participantes estavam tomando consciência dos trabalhos com Leigos naquele momento. No todo, foi de grande valia.
No mais, agradeço a confiança neste serviço,
Pe. José Luís de Gouvêa.