Espaços e Laços 48
Pela Província a fora, mais ainda pelo mundo inteiro, acontecem as celebrações de nossa festa maior, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Padre Dehon disse ter-nos deixado o maior tesouro, isto é, o Coração de Jesus (Testamento Espiritual).
Junto com o judaísmo, o cristianismo já foi tido como a Religião do Livro ou a Religião da Palavra. Com toda a ênfase no Livro Sagrado e na Palavra Santa, com a Palavra Divina feita Pessoa Humana, o cristianismo acaba por tornar-se a Religião da Pessoa.
A partir da experiência de fé do Fundador, nosso encontro com a pessoa de Jesus Cristo passa pelo Coração, como centro volitivo e amoroso. Na verdade achegamo-nos ao Coração de Jesus em três movimentos: no Coração, ao Coração e, a partir do Coração.
Em nossas experiências comunitárias, embora nem sempre satisfatórias, vamos juntos, junto ao Coração de Jesus. Ali encontramos o Senhor e o(a)s outra(o)s que com ele estão: “A fim de que todos sejam um, com Tu, Pai, estás em mim e eu em ti” (cf. Jo 17,21a). É o nosso característico Sint unum! “Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32). A partir do estar juntos, junto ao Coração de Jesus, emerge duplo movimento: de sístole (para dentro do Coração de Jesus) e de diástole (a partir do Coração de Jesus).
O movimento para dentro do Coração de Jesus, para saborear a intimidade do Senhor e abeberar-nos de seu amor, é a dimensão mística e contemplativa: “Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada” (Jo 14,23). Por isso, prossegue Jesus: “Que eles estejam em nós” (Jo 17,21b). Equivale à experiência de Paulo, altamente significativa a Padre Dehon: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20a).
Do estar juntos, junto ao Coração de Jesus e do adentrar o próprio Coração de Jesus, brota o impulso testemunhal a partir do Coração de Cristo: “O amor de Cristo nos impulsiona” (2Cor 5,14). Isso forja a “comunidade missionária” (DAp 168) e o testemunho benéfico: “Para que o mundo creia…” (Jo 17,21c).
P. Mariano,scj.
Apresentação
Igreja e Congregação
03. Palavra de Papa Francisco: Qual Igreja? Que Pastor?
04. Padre Dehon: a devoção ao Coração de Jesus
05. Carta de P. Cláudio Weber
06. Dehonianos Brasileiros na Província Alemã (GER)
07. Vaticano II: A missão é de corresponsabilidade
08. Falecidos de Junho
Província BSP e Distrito BSL
09. Teologia e devoção feitas poesia e canção
10. Especialização em Gestão Religiosa Pastoral
11. MDJ em Tabaporã/MT
12. Saberes e sabores