Espaços e Laços 50
Ao início da Liturgia da Palavra nossas comunidades cantam: “Se guardares a palavra, a palavra te guardará!”. Ao final da Copa do Mundo as torcidas cantam: “Alemanha x Argentina”.
De fato, guardamos a palavra para que ela nos guarde e ela nos guarda quando a guardamos. Tudo começa quando a Palavra divina se torna pessoa humana. A partir de então, quem guarda a palavra da Palavra, torna-se palavra: original, única, sem igual. Exatamente assim é cada qual, feito(a) discípula(o).
Realmente, acompanhamos meio desconfiados à competição futebolística mundial. É preciso concordar que as duas seleções que decidem a Copa estão entre as melhores. Merecem estar onde estão e decidir a competição.
Em nome da Palavra, forjados pela palavra, somos ministros da palavra. Antes, porém, somos cristãos que se valem da palavra para comunicação, para falar com Deus na oração e com as pessoas na conversação. Mediante a palavra nos manifestamos, emitimos julgamentos, ensinamos, acertamos e erramos.
Todos nós damos motivos para que as pessoas falem mal de nós. No entanto, é certo que damos mais motivos para que falem bem de nós, se quiserem. No salmo da passada missa dominical, insistimos em cantar: “Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!” Para bendizer o nome do Senhor para sempre, na eternidade, é preciso bendizer as pessoas, agora, na temporalidade. Pela importância que tem e pelo bem que faz, poderíamos instituir uma espécie de “cultura do bendizer”. Bendizer, no sentido de bem falar, beneficia a todos e nos torna benditos/abençoados. Vale a pena tentar! Assim, a Palavra discipularmente guardada forje nosso pensamento, inspire nosso sentimento, molde nosso comportamento. “Portanto, busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz e a edificação de uns pelos outros” (Rm 14,19).
P. Mariano,scj.
Apresentação
Igreja e Congregação
03. Palavra de Papa Francisco
04. Concílio Vaticano II: A Liturgia da Igreja Católica
05. Comunicado da Província BRM
Província BSP e Distrito BSL
06. P. Silvio parte em missão à Província ITS
07. Teologia e devoção feitas poesia e canção
08. Retiro preparatório à Ordenação Sacerdotal
09. Solenidade SCJ – Comunidade de Barretos
10. Encontro Provincial dos Formadores da Província BSP
11. Indignação nacional
12. Saberes e Sabores