Espaços & Laços 68
Nesta semana concilio a redação de E&L com a visita às comunidades dehonianas de São Paulo. Realmente todos os confrades são talentosos. Aparentemente uns mais, outros menos! O Senhor é assim, agracia a você e a mim!
O Senhor que na criação é Pai, Deus para nós, na redenção é Irmão, Deus conosco e na santificação é Espírito, Deus dentro de nós, não se contradiz. Apelo a um axioma escolástico para recordar o que a fé ilumina e provocar ao que o amor ensina: “Gratia non destruit sed supponit et perficit naturam” (a graça não destrói, mas supõe e aperfeiçoa a natureza).
Naturalmente, pela criação, somos constituídos por qualidades múltiplas e distintas. Não apesar, mas com nossas humanas capacidades, o Senhor Jesus nos escolhe e o Espírito nos habilita à consagração, à comunhão e à missão. É a iluminação da fé afirmada! E por isso o amor provoca a apreciar, aprovar e incentivar os dons de cada um, de todos. É a inspiração da caridade testemunhada! Ninguém faz tudo sozinho, mas todos fazemos tudo, juntamente. Assim, ninguém se exija fazer demais, nem haja quem se permita fazer de menos. Para além da aparência, assumamos a evidência e ajamos na transparência: O Senhor “a um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro deu um; a cada qual de acordo com sua capacidade…” (Mt 25,15).
Mariano,scj.
TEMÁRIO
02. Para começar…
Igreja e Congregação
03. Palavra de Padre Dehon
04. Nossa Regra de Vida (1)
05. Canadá, quem vai pra lá?
06. Encontro de Pastoral Vocacional em Recife/PE
Província BSP e Distrito BSL
07. Saúde de P. Edson: Haja coração!
08. 2ª Reunião de Animadores Vocacionais da Prov. BSP
09. P. Celson a serviço da Arquidiocese de Salvador/BA
10. P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção
11. P. Cristiano, cidadão honorário
12. Associação Dehoniana Brasil Meridional – ADBM
13. Saberes e Sabores