A Palavra de Deus no Concílio Vaticano II
A Palavra de Deus recobra a sua importância
A importância da Palavra está em ser ela Palavra de Deus. Jesus Cristo é a Palavra de Deus que veio para o meio de nós em forma de gente (cf. Jo 1-14). O Povo de Deus é o destinatário privilegiado dessa Palavra, porque só ele é idôneo para discernir se vai ou não se comprometer com a Aliança com Deus. Porque só o povo/comunidade é o parceiro insubstituível da Aliança entre Deus e esse mesmo povo. É Povo de Deus, porque escolhido pelo próprio Deus!
Portanto a Comunidade nasce e se constrói pela Palavra viva e eficaz (cf. Hb 4,12); pela Palavra a Igreja nasce e constrói-se (cf. Jo 15,16; At 2,41ss); e na Palavra encontra a plenitude da vida (cf. Mc 16,15).
Foi assim com o povo de Israel na decisão sobre a adesão à Palavra da Aliança nos 10 Mandamentos. Depois do discernimento o povo se aliou à proposta de Deus e se tornou o Povo de Deus para o Deus do Povo (cf. Ex cap. 19-20).
A Comunidade de Fé é o ambiente privilegiado da proclamação, da escuta e da prática da Palavra. Foi graças a esse costume das antigas comunidades que a Palavra se conservou inteira e confiável até hoje.
A fé é comunitária, porque a Comunidade bebe na mesma fonte, convive e testemunha a “mesma” fé de todos os seus membros (cf. Ef 4,5);porque a Igreja recebeu dos apóstolos “o depósito da fé” (2Tm 1,12); ela garante a integridade da fé; e por isso ela é a mestra da fé. A Assembleia Litúrgica é o lugar privilegiado para a experiência de fé no encontro pessoal com Jesus Cristo na Palavra(cf. DV 21; VD 52-7; SC 24).
Assim respaldada, a Palavra de Deus não mais pode ser considerada simples preparação ao sacramento do vinho e do Pão, mas é elemento indispensável do sacramento da Eucaristia. Pelo Espírito Santo, a Palavra torna-se também sacramento, sinal da presença de Cristo; tão digna de respeito quanto o mistério do vinho e do pão (cf. DV 21).
Cada Domingo o Povo de Deus dirige-se à comunidade para ouvir uma nova Boa Notícia de Cristo. A Palavra se colocou ao alcance da comunidade, quando o Filho de Deus assumiu forma humana. Na sinagoga de Nazaré Jesus se apresentou como o ungido, o enviado e credenciado para ser ele a autêntica interpretação da Palavra do Pai (Lc 2,14-21).
A Palavra tem preferência total. Ela é “o principal testemunho que temos sobre a vida e a doutrina do próprio Cristo (DV 18)”. Por isso, a Igreja sempre deu à Palavra a mesma veneração que dava ao pão na Eucaristia. E com esse mesmo respeito também tem distribuído ao Povo de Deus tanto a Palavra como o pão (cf. DV 21).
Pe. Augusto César Pereira SCJ.