Atitudes Vocacionais Dehonianas
Somos impulsionados pelo amor de Cristo e movidos pela força de seu Espírito Santo
Neste Ano Vocacional celebramos como Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, a alegria de ser Igreja viva animada pelo carisma dehoniano. Somos religiosos agraciados e missionários por vocação e identidade. Nesses tempos de intenso trabalho vocacional, uma questão surge a respeito de nosso testemunho em nossas paróquias e obras: qual a minha (nossa) contribuição efetiva para que mais jovens sejam tocados pelo nosso jeito de ser e desejem também se tornar um dehoniano?
Somos impulsionados pelo amor de Cristo e movidos pela força de seu Espírito Santo. Contudo, nosso testemunho é aquele que revela o nível de nosso compromisso com a causa vocacional de nossas províncias e Congregação como um todo. Não adianta constatar que nossos seminários poderiam ter mais estudantes e seminaristas se nosso trabalho é por vezes administrativo e não desperta novas vocações. Como Padre Dehon dava testemunho: “Sacerdote e vítima, todo o cristão deve sê-lo numa certa medida. O padre mais do que qualquer outro deve estar unido ao Coração sacerdotal de Jesus.” Nossa união a Cristo deve frutificar em ânimo e coragem a todo vocacionado!
São ATITUDES Vocacionais DEHONIANAS: o amor com que realizamos nossas tarefas cotidianas, sejam elas quais forem; a fraternidade alegre que transparece nossa escolha de vida; a acolhida respeitosa e generosa daqueles que nos procuram para orientação vocacional, a disponibilidade em acompanhar verdadeiramente nossos jovens paroquianos para que se sintam chamados ao seguimento de Cristo de forma mais radical, o sentido de pertença, revelador do compromisso eclesial e responsabilidade religiosa assumidos pelos votos que professamos e enfim, a esperança vocacional revelada nas oportunidades criadas para que nossos jovens conheçam nosso carisma mais de perto.
Somos todos responsáveis pela continuidade de nossa obra! Pensar e oferecer oportunidades de aprendizado e seguimento a Cristo como dehonianos é uma questão que nos toca profundamente na vocação de cada um. Não deixemos apagar a chama que arde em nossos corações! Vocação é missão!
Frater Eliseu J. Ramos, scj