CARTA DO SUPERIOR PROVINCIAL
Recomendação para o Retiro Espiritual
São Paulo, 31 de maio de 2020.
Caro confrade,
Vivat Cor Iesu! Per Cor Mariae!
“Jesus soprou sobre eles, dizendo: Recebam o Espírito Santo”
(Jo 20,22).
“A exemplo de Jesus que gostava de entreter-se com o Pai, também nós nos reservaremos momentos de silêncio e solidão, para deixar-nos renovar na intimidade com Cristo e unir-nos ao seu amor pela humanidade. Sem o espírito de oração, a oração pessoal definha; sem a oração comunitária, a comunidade de fé perece” (Cst. 79).
Creio que estes momentos de intimidade com o Senhor são fundamentais para nutrir nossa espiritualidade e reacender a chama da vocação à vida consagrada religiosa. Mais do que “obedecer” a uma orientação dos nossos documentos e ou exortação de nossos superiores ou diretores espirituais, o retiro espiritual é uma necessidade que sentimos para ressignificar nossa entrega total ao Senhor.
Por isso, exorto-vos a procurar sempre o Senhor enquanto ele se deixa encontrar (cf. Is 55,6) já que Ele não se cansa de esperar por nós e quer nos conduzir ao deserto e nos falar ao coração (cf. Os 2,14).
Considerações…
– para os religiosos que não estiveram conosco no retiro anual entre os dias 2 e 6 de março de 2020 em Atibaia e, possivelmente não terão oportunidade de fazê-lo junto com os presbíteros das Dioceses;
– para os religiosos que esperavam o “Encontro Provincial dos Jovens Religiosos” jovens agendado para os dias 20 a 24 de abril de 2020;
– para os religiosos que, por outros motivos ainda não fizeram seu retiro anual;
Recomendo e exorto para que combine com o seu superior local e tire um tempinho de suas atividades pastorais para um momento de silêncio e solidão com o Senhor.
Sugestões para o retiro:
– O retiro da Província BRM acontecerá entre os dias 31 de agosto (início as 18h00) e 4 de setembro (término as 12h00) na Casa Padre Dehon, Brusque. O pregador será Dom Murilo Krieger. O Superior Provincial da BRM está de acordo que os religiosos da BSP participem, caso queiram. As informações e inscrições podem ser alcançadas junto à Secretaria Provincial da BRM.
– Retiro com o presbitério diocesano, desde que haja condições seguras de saúde para os participantes.
– Retiro pessoal em alguma casa religiosa que acolha fiéis para retiros (p. ex. Mosteiros, casas de Contemplação etc.), desde que haja condições seguras de saúde para os participantes.
Desde já, asseguro-lhe minha prece e súplica ao Espírito Santo que nos inspira e ilumina.
No Coração de Jesus,
Ronilton Souza de Araújo, scj. Superior provincial.