COMUNICADO DA BSP AO GOVERNO GERAL
Vivat Cor Iesu! Per Cor Mariae!
Na certeza de encontra-los bem e animados na missão, venho por meio desta dar a conhecer, de forma geral, aquilo que foi o nosso 6º Capítulo da Província Brasil São Paulo, ocorrido entre os dias 11 e 12 de junho do ano em curso. Posteriormente, a ata do Capítulo Provincial, a serem enviadas aos senhores, prestará informações mais detalhadas do evento.
Informações sobre o 6º Capítulo Provincial da Província BSP.
- Tempo, local e tema
- Delegados e suplentes da Província BSP para o XXIV Capítulo
Geral
- Ações concretas para a automanutenção da Província BSP
- Moções
- Particularidades do Capítulo
- Tempo e local
O 6º Capítulo Provincial aconteceu nas dependências do Santuário São Judas Tadeu, na cidade São Paulo, estado de São Paulo, entre os dias 11 (desde as 18h00) e 12 (até as 18h00) de junho de 2018.
Tema: Eis me aqui
O logo usado para o 6º Capítulo Provincial é o mesmo logo que ilustra nosso Ano Vocacional
O tema escolhido é do Ano Vocacional Dehoniano (14/03/2018 a 14/03/2019) que a Província BSP está celebrando. Neste ano, nossa província celebra 15 anos de fundação e esse jubileu inspirou-nos a celebrar o ano vocacional.
- Delegados e suplentes da Província BSP para o XXIV Capítulo Geral
Foram eleitos os seguintes religiosos para representar a Província BSP no XXIV Capítulo Geral
- João Carlos Paschoalim de Castro
- João Carlos Almeida
- Djalma Lúcio Magalhães Tuniz
Suplentes
- Demetrius de Oliveira
- Marcelo Batalioto
- Everton dos Santos Carvalho
- Ações concretas para a automanutenção da Província.
A comissão preparatória do 6º Capitulo Provincial elaborou algumas questões que favoreceu a partilha, o debate e propostas concretas para a automanutenção da província.
Na tarde do dia 12, após os trabalhos em grupos, abriu-se para o debate e acolhida das propostas de ações concretas. A moção abaixo foi aprovada pela assembleia capitular:
- Moção
A Assembleia Capitular APROVOU que cada religioso da Província BSP, no diálogo transparente com seu superior local, preste contas mensalmente, por escrito em planilha própria, de seus ganhos e gastos e assuma, formalmente, também por escrito, o valor mínimo-padrão do seu repasse mensal.
Além disso,
A Assembleia Capitular RECOMENDA ao Governo Provincial que estude a forma dos repasses: mediante a comunidade religiosa ou diretamente ao caixa da sede provincial.
- Particularidades
Foram quase 2 meses de preparação para o Capítulo. A assembleia capitular foi composta por 38 religiosos capitulares e 1 religioso colaborador. A Comissão Preparatória foi imprescindível para que o Capítulo atingisse seu objetivo e, portanto, foi preparado com muito zelo e atenção. Mesmo sendo realizado em um dia e meio, foi preparado como se fosse para ser realizado em três ou quatro dias. Não tenho dúvida que “as surpresas de Deus” passam também pela sua generosa Providência Divina, na qual confiamos o nosso Capítulo.
O estudo, debate e busca de “soluções” para nossa questão econômica, foi fundamental. Além da preparação para o Capítulo Geral, o Capítulo pôde favorecer ao “despertar” da nossa província para um tema de suma importância que é a nossa automanutenção.
Ao celebrarmos 15 anos de criação da Província BSP, damos graças a Deus e suplicamos as bênçãos para todos nós. O Eis me aqui nos inspira e nos anima na missão. Unidos ao Ecce Venio e o Ecce Ancilla de Jesus e de Maria seguimos em frente. A nossa maior riqueza são os nossos vocacionados e religiosos, um grande tesouro para nossa Congregação e para a Igreja. Por isso, seguimos e não desanimamos diante dos desafios e obstáculos. Temos uma certeza: o Coração de Jesus providente, providenciará os dons que mais necessitamos.
No Coração de Jesus,
P. Ronilton Souza de Araújo, scj – Superior Provincial da Província BSP.