CONVENTINHO DE TAUBATÉ. OS DEHONIANOS NO VALE DO PARAÍBA (1)
Li, com muito gosto e satisfação, O CONVENTINHO DE TAUBATÉ, trabalho de pesquisa histórica elaborado pelo padre José Francisco Schmitt, scj, professor e atual superior do Convento SCJ, de Taubaté.
O autor teve o grande cuidado de documentar a história com fontes fidedignas, esmerou-se em não esquecer detalhes, por pequenos que fossem, e em fornecer informações, longas ou breves, que ilustram bastante a presença dehoniana em Taubaté.
Aplaudo e agradeço muito a iniciativa da comunidade de Taubaté, na pessoa de seu atual superior, em conservar a memória dos fatos que marcaram tão profundamente a presença da Congregação SCJ, no Vale do Paraíba. Sem dúvida alguma, o Conventinho é um marco histórico na vida religiosa, cultural e eclesial daquela região.
Esse estudo está inserido no contexto maior do esforço de salvaguardar a memória histórica de Província, que no ano 2003 celebrará o centenário da presença dehoniana no Sul do país.
A exemplo do Conventinho, de Taubaté, e do Convento SCJ, de Brusque, faço apelo a todas as casas de formação, de nossas obras e mesmo de nossas paróquias, que desde já procurem escrever a sua história, resgatando a riqueza e os valores de nossa presença nesses lugares.
Não podemos viver sem história, como não devemos nos apegar só ao passado. Os jovens devem conhecer o passado para ter base firme de projeção para o futuro, e segurança no presente. A história é mestra cujas lições devemos saber ler e aprender, para não ficarmos parados no tempo nem correr o risco de nos perder pelos caminhos do futuro.
P. Osnildo Carlos Klann, scj – Superior provincial da BM.