CURSO DE PREPARAÇÃO PARA OS VOTOS PERPÉTUOS E ORDENAÇÃO DIACONAL EM CORUPÁ/SC
Entre os dias 07 e 31 de janeiro desse ano, realizou-se, em Corupá/SC, o curso de preparação para os votos perpétuos e a ordenação diaconal. Este evento ocorreu no ex-seminário de Corupá que, atualmente, faz ofício de residência Provincial da Província BRM. Participaram deste curso seis religiosos dehonianos, de quatro diferentes Províncias, a saber: Fr. Thomas Antônio B. Mittelstaed e Fr. Josimar Baggio (BRM), Fr. Otávio Luiz da Silva (BSP), Fr. Jerry Mwembo Muteba (RDC), Fr. Vando (BRE) e Fr. Jackson (VEN).
No mesmo dia da chegada, todos os participantes foram bem acolhidos pelos confrades do Provincialado. No dia seguinte, à tarde, tivemos um encontro com o Padre Rubens Rieg, responsável do curso, para uma pequena conversa sobre a importância deste último ano, de modo geral. Na sua comunicação, ele nos convidou a fazer do momento do curso um exercício de síntese e de aprofundamento de todos os ensinamentos que já tivemos com informações previstas para o curso. Como dirá depois, um dos palestrantes: “É um pequeno segundo Noviciado”. De fato, é um momento bastante proveitoso e agradável não somente pela riqueza dos conteúdos, mas também pela convivência fraterna e das partilhas das experiências de vida.
Em casa, tudo foi muito bem organizado e programado, de modo a guardar sempre o clima comunitário. As celebrações da missa e adoração, as conferências, as refeições, o recreio comunitário e passeios foram os momentos marcantes do curso.
No dia 09/01, tivemos os ensinamentos sobre a “Herança de Padre Dehon e as Raízes da Congregação”, tendo como palestrante o Padre João Carlos Almeida. As conferências foram divididas em duas partes e cada uma tinha três momentos importantes: de manhã, uma conferência de 9h até 11h; à tarde, de 15h até 16h, a última conferência do dia; à noite, adoração ou missa.
A segunda sessão de conferências foi sobre a “Vida de Amor, Profeta do amor (espiritualidade do Ecce Venio e Ecce Ancilla) e a União e Oblação de Cristo” com o P. Ronilton Souza de Araújo, Superior Provincial da Província BSP.
Do dia 15 até o dia 17, o Padre Mário Tito Angioletti nos instruiu sobre os três votos da vida religiosa: Obediência, Castidade e Pobreza.
Os dias 18 e 19 de janeiro foram dois dias de reflexão e partilha sobre “a vida religiosa sacerdotal em Padre Dehon” com o Padre Cláudio Roberto Buss. A obra central que norteou a nossa reflexão foi o “Coração Sacerdotal de Jesus” no qual abordamos as 33 meditações do Padre Dehon sobre a vida de Jesus. Depois, ele fez uma conexão com os temas COMPAIXÃO, MISERICORDIA e AMOR a partir da Sagrada Escritura.
Nos dias 22 e dia 23 de janeiro, o curso foi dedicado à “Psicologia e a vida religiosa”, com o Padre Adalto Chitolina. Do dia seguinte até dia 26 do mesmo mês, tivemos as conferências sobre o tema “Padre Dehon, as Missões e o Apostolado Social” com o Padre Carlos Alberto, Superior Província da BRE. A última formação que começou no dia 28 até no dia 31, teve como tema a “Vida fraterna em comunidade” e o orador foi Padre Osnildo Carlos Klann.
Tendo terminado todas as formações previstas durante esse momento do Curso, fomos para o mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista das Mongas Trapistas no Rio Negrinho, onde passamos uma semana do retiro, no silêncio, na oração e meditação, até no dia 06 de fevereiro. Durante esse período, fomos alimentados pelas reflexões Padre-monge trapista LÁZARO, confessor das monjas.
Portanto, é certo que aprendamos muitas coisas, mas um ponto que sempre foi ressaltado é a centralidade da nossa vida em Cristo, através da oração, adoração e leitura da Palavra de Deus. A união a Cristo orienta o nosso viver com os irmãos da comunidade, inspira apostolado e sustenta a nossa vocação.
Por tudo isso, agradecemos às nossas Províncias pela organização, preocupação e o zelo na nossa formação.
Fr. Jerry Mwembo Muteba, scj.