DEHONIANOS A CAMINHO DA COLÔMBIA
Nova Presença Dehoniana na Colômbia
Na última semana de novembro, representando o Governo Geral, eu, P. Levi dos Anjos (Conselheiro Geral), e o confrade P. José Luis Domingues (ECU), partimos para a Colômbia, no intuito de prosseguir o diálogo, já inaugurado, com a Arquidiocese de Bogotá, acerca da nova presença dehoniana naquela cidade.
Estávamos muito preocupados porque naquela semana eram previstas manifestações contra o governo, especialmente na cidade de Bogotá. A praça central da cidade seria o palco para as referidas manifestações. E, precisamente ali, situa-se a sede arquiepiscopal, onde encontraríamos o bispo auxiliar.
Para evitar surpresas desagradáveis, o bispo Dom Luis Manuel Ali Herrera marcou o encontro em outro lugar e também outro momento, de sorte que a reunião transcorreu sem problemas.
De fato, o que temíamos, aconteceu: as manifestações se intensificaram e houve múltiplos confrontos entre manifestantes e polícia. Infelizmente, um jovem estudante foi morto. Durante a semana, um clima de insegurança tomou conta da cidade, o que gerou um ambiente tenso e causou o fechamento de algumas estações de ônibus e o caos no tráfego urbano.
Apesar das incertezas relativas aos transportes públicos, continuamos os nossos planos. Além de conhecer Cidade Bolívar, território pensado para a nova missão, também visitamos, a pedido do bispo, a região de Usme. Trata-se de um quarteirão pobre, como Cidade Bolívar, porém maior e mais necessitado, onde a presença religiosa e a assistência social são poucas. Por essa razão, acabamos decidindo que a nossa nova comunidade se estabeleça em Usme.
- Jose Luis e eu também visitamos a comunidade das Irmãs Carmelitas de Vedruna. As Irmãs desenvolvem maravilhosa ação pastoral há mais de 40 anos. Escutamos atentamente a sua experiência e os seus conselhos para começar bem a nossa nova presença dehoniana.
Com a ajuda de uma leiga muito engajada, visitamos o interno da comunidade, a fim de conhecer a vida quotidiana das pessoas: colocou-nos em contato com os párocos que nos mostraram detalhes daquela gente tão sofrida por conta dos conflitos causados pela pobreza, pela guerrilha e pela droga.
Quatro (talvez cinco!) confrades dehonianos formarão a nova comunidade religiosa, no distrito de Usme. Esta comunidade territorial pertencerá ao Distrito do Equador e será sustentada pela Província da Espanha. No próximo mês de março a nova comunidade se reunirá na cidade de Quito (Equador), com o objetivo de preparar-se adequadamente, antes de começar a atividade pastoral. Prevê-se que a nova comunidade se estabeleça na periferia de Bogotá (Usme), em junho de 2020.
Agradecemos à Arquidiocese de Bogotá, na pessoa de Sua Eminência, Cardeal Rubén Salazar, que nos abriu as portas para partilhar com aquele povo o modo dehoniano de viver o amor e a reparação ao Sagrado Coração de Jesus.
Maria Imaculada proteja e acompanhe os nossos novos missionários, de modo que possam atenuar a dor das famílias sofridas que vivem naquele território.
Levi dos Anjos SCJ, Conselheiro Geral (dehoniani.org.). Tradução de E&L.