Discurso de Abertura – IX Assembleia da Província BSP
Retorno à Regra
PRONUNCIAMENTO AO INÍCIO DA IX ASSEMBLEIA PROVINCIAL-BSP.
Barretos, 09 de setembro de 2024
SAUDAÇÕES:
Caros Irmãos, bem-vindos e muito obrigado por sua presença a esta IX Assembleia da Província-BSP.
Obrigado à Comissão Preparatória à Assembleia. Em pouco tempo, nos ofereceu um bom material de estudos.
Obrigado a todas as comunidades locais que, igualmente, em pouco tempo, se reuniram e responderam ao Questionário. Contribuindo, desse modo, com a preparação da Assembleia. Obrigado também aos fratres e postulantes que enviaram suas respostas.
Obrigado ao P. Nelber e a todos da comunidade do Postulantado, religiosos e formandos, por prepararem o necessário para nos acolher e realizar esta Assembleia.
Obrigado às Irmãs Missionárias de Ação Paroquial pelo serviço que nos oferecem hoje e durante toda esta semana.
REFERÊNCIAS IMPORTANTES.
REGRA DE VIDA SCJ (14/3/1982): Depois de um longo e trabalhoso caminho (e às vezes, penoso), o então Superior Geral, P. Alberto Bourgeois, apresentou às Autoridades da Igreja o novo texto da Constituições e Diretório Geral para serem aprovados. Digo ‘longo, trabalhoso e penoso caminho’ porque as determinações conciliares quanto a atualização dos documentos das Congregações (cf. Perfectae Caritatis), requereu muito discernimento, coragem e firmeza, pois as interpretações dos documentos conciliares eram múltiplas, os ventos de pretensa renovação eram violentos e sopravam em direções diversas. Com a graça de Deus, em 14 de março de 1982, nossas Constituições e Diretório Geral recebiam a aprovação da Santa Sé. É a nossa Regra de Vida.
IX CONFERÊNCIA GERAL DE 13 a 18/2/22: realizada na Sede Geral de nossa Congregação. Embora a temática central da Conferência fosse: “Dehonianos em compromisso social”, houve uma sessão dedicada à Regra de Vida, cuja aprovação pela Santa Sé estava completando 40 anos (14/3/1982). Foi realizada uma dinâmica que revelou o quão pouco é conhecida nossa Regra. Isso me fez pensar muito.
PRONUNCIAMENTO AO INÍCIO DA VIII ASSEMBLEIA DA PROVÍNCIA-BSP: 5/9/2022.
Retornar ao rigor da Regra: algumas vezes, eu já havia feito uso dessa expressão, que dispensa explicações e retornei a ela na abertura da VIII Assembleia Provincial. Disse que: “a poeira de tempo e a fumaça poluidora produzida pelo ritmo da história, habitualmente, ofuscam a originalidade própria de qualquer ideal e proposta de vida. Isto requer que, de tempos em tempo, os membros de uma Congregação Religiosa, para serem fiéis, retornem às fontes de sua inspiração carismática”. Falando sobre isso em outras ocasiões posteriores, alguém me sugeriu não mais dizer “retornar ao rigor da regra” e sim “retornar à regra”. Acolhi a sugestão. Parece-me que, um movimento em direção à RV traz um renovado ardor para a vida, vocação e missão de todos os membros de uma Congregação..
QUE SIGNIFICA RETORNAR À REGRA?
Não é desconhecido de nenhum de nós que, sobretudo no Ocidente, verifica-se um declínio na adesão e vivência da fé religiosa, e um forte ataque à fé Católica, uma espécie de preconceito ante católico. Não é desconhecido de nenhum de nós que, há uma orquestrada desconstrução da masculinidade/feminilidade. Ao mesmo tempo isso é consequência da concepção fluida de ser humano (antropologia sem sólidos fundamentos filosóficos/teológicos), e provoca consequências nas relações homem/mulher, na concepção de casamento e família.
Não é desconhecido por nenhum de nós que a avalanche de casos de abusos e má conduta por parte de membros do clero Católico, que encheu as páginas dos jornais desde 2001, enfraqueceu a confiança de parte do Povo de Deus e da sociedade em geral na Igreja e nos seus Pastores.
Pois bem, é neste cenário que, hoje se situa a Igreja, a Congregação, a Província-BSP e cada um de nós. Ainda mais, a crise que tudo isso provocou e provoca, não para na porta da Igreja … e, pessoalmente, ela nos atinge. “Entra em nós”.
Retornar à Regra, por assim dizer, é voltar ao Cristo Senhor. É reavivar a fé n’Ele. É renovar a adesão a Ele. É buscar n’Ele as respostas para os interrogativos de nosso tempo. É reafirmar que somente n’Ele se pode verdadeiramente edificar o ser humano e a sociedade: “Quanto ao fundamento, ninguém pode colocar outro diverso do que foi posto: ‘Jesus Cristo’” (1Cor3,11).
PARTIR DE CRISTO de 19/5/2002: nesta data, a então Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, publicou uma Instrução sob o título: PARTIR DE CRISTO. Toda a minha reflexão sobre Retornar Regra, me levou também a esse documento pontifício. Eu já estava em Barretos quando o li pela primeira vez. Embora ele me tenha tocado, ficou um pouco no esquecimento. Muitas outras coisas se mostravam prioritárias. Lembremo-nos do tsunami que se abateu sobre a Igreja pelo fim de 2001 e se prolongou pelos anos seguintes… os inúmeros casos de abuso sexual por parte de membros do clero católico. Agora, quando falei em Retornar à Regra, tal documento voltou ao meu horizonte. Ele compreende uma:
Introdução,
Primeira parte: Presença da caridade de Cristo em meio à humanidade,
Segunda parte: Coragem de enfrentar provas e desafios,
Terceira parte: Vida espiritual em primeiro lugar,
Quarta parte: testemunhas do amor.
Tudo converge para uma e mesma “Proposta”. Recentrar ou fortalecer a centralidade de Cristo em nossa Vida, Vocação e Missão. ‘Partir de Cristo”, ‘Retornar à Regra’ são propostas que se identificam. Até porque a Regra de Vida é a Palavra de Deus para nós, é o modo como nós queremos viver o Evangelho. No centro da herança carismática que nos deixou o Padre Dehon está o ‘Coração de Jesus’, isto é, está o próprio Jesus conforme ‘vê’ e ‘contempla’ Padre Dehon. É dessa centralidade de Jesus Cristo que depende a ‘excelência’ de nossa Vida Fraterna em Comunidade e a ‘excelência’ do nosso serviço ao Povo de Deus. Irmãos, celebrar e viver os Centenário da Morte do Padre Dehon, o Jubileu da Esperança, as Propostas do XXV Capítulo Geral, o Ano da Comunidade Dehoniana e nos prepararmos para o Sesquicentenário de Fundação da nossa Congregação, passa por essa ‘Proposta’: Retornar à Regra, Partir de Cristo.
O que nos reúne aqui, como consta do material que nos serviu de estudos em preparação a esta Assembleia, exatamente apontam para isso. Nós temos
Um rico referencial: já citado no material de estudos.
Um elevado objetivo: buscar a excelência em nossa missão: vida e serviço.
Uma proposta: renovar nossa adesão ao Coração de Jesus e elaborar um programa para os próximos anos.
Um momento de oração em silêncio ….
Está aberta a IX Assembleia Provincial-BSP.
Padre Eli Lobato ds Santos, scj.