ECOS DO ENCONTRO ACADÊMIC0 DE ROMA
Encaminhando Projetos
Na Carta Programática 2018-20124, no número 3.1.3, o Governo Geral afirma querer, nesse sexênio, “promover e sustentar os nossos institutos teológicos, em particular Taubaté e Hales Corners”.
Nessa perspectiva, membros do Centro Studi Dehoniani foram encarregados pelo Superior Geral de realizar visitas ao Sacred Heart Seminary and School of Theology (USA) e à Faculdade Dehoniana (BRA), nos meses de novembro e dezembro de 2019. Os contatos foram logo estendidos a outros institutos acadêmicos no Brasil, a saber, a Faculdade São Luiz de Brusque e à ESIC de Curitiba e, com ela, também à ESIC da Espanha.
Para os dias 20 – 22 de fevereiro de 2020, o Superior Geral, P. Carlos Luis Suárez Codorniú, convocou a uma reunião, em Roma, os diretores e responsáveis acadêmicos dessas instituições. Além dos referidos representantes, participaram o próprio Superior Geral, os PP. Stephen Huffstetter (Vigário Geral), Artur Sanecki (Conselheiro Geral) e os membros do Centro Studi Dehoniani.
Foi uma ocasião para o Governo Geral expressar a convicção de que o ensinamento, a pesquisa acadêmica e a formação do clero são claras expressões do carisma dehoniano e encontram referência inspiradora na vida do Fundador, Padre Leão Dehon.
Por se tratar de uma primeira iniciativa do gênero era necessário conhecer bem a realidade de cada um dos institutos representados e do Centro Studi Dehoniani. Não se tratou de apresentar um programa preparado, mas de identificar as primeiras possibilidades de colaborar e reforçar, em nível acadêmico, a configuração dehoniana das instituições.
A continuidade dos diálogos sinceros e construtivos, durante esses dois dias, evidenciou a esperança e a certeza de caminharmos juntos. Consequentemente, decidiu-se tomar uma breve obra de Padre Dehon e apreciá-la em perspectiva multidisciplinar e internacional. Assim se traduz também a convicção de todos os participantes de que o caminho se faz caminhando.
P. Stefan Tertünte SCJ (dehoniani.org./). Tradução de E&L.