ENCAMINHAMENTOS DEPOIS DA NOMEAÇÃO DE P. WILMER A BISPO
Com alegria e surpresa, toda a Congregação recebeu a notícia da nomeação de P. Heiner Wilmer para Bispo da Diocese de Hildesheim, na Alemanha, publicada a 6 de abril, pelas 12h00 da Itália. Uma nomeação inesperada que nos enche de gratidão, porque testemunha a elevada estima do Papa Francisco e da Santa Sé para com a nossa Congregação.
Queremos agradecer ao P. Heiner pelo caminho que fez conosco, como Superior Geral, neste período de quase três anos após a sua eleição no Capítulo Geral de 2015, e pedimos a Deus para que neste tempo de Páscoa, o proteja com o seu Espírito e no seu próximo serviço à Igreja.
Escrevemos esta carta para informá-los que, a partir do momento em que é publicada a nomeação episcopal do P. Heiner Wilmer, o P. Carlos Enrique Caamaño, até então Vigário Geral, assume o cargo de Superior Geral até à eleição de um novo Governo Geral que deverá ser eleito num próximo Capítulo Geral Ordinário (cf. DG 136.2).
Logo que possível, enviaremos nova comunicação para indicar os passos a serem dados para a realização deste novo Capítulo Geral da Congregação. Até lá, os Conselheiros Gerais permanecerão no cargo (cf. DG 133.4), tal como os colaboradores da Cúria Geral (Ecônomo Geral, Secretário Geral e Procurador junto da Santa Sé) para assegurar a estabilidade do Governo da Congregação, aguardando as orientações do novo Superior Geral.
Sabemos que estamos perante uma situação extraordinária e pedimos que todos permaneçam serenos, com a mente e o coração abertos, em oração confiante pela Congregação e pela eleição do novo Governo Geral. Embora, neste momento, o objetivo prioritário seja a realização do próximo Capítulo Geral, o governo ordinário da Congregação continua e procuraremos responder às questões mais urgentes que possam surgir nas diversas Entidades. Por isso, solicitamos que qualquer comunicação seja dirigida ao P. Carlos Enrique Caamaño (carlosenrique.caamano@dehon.it) e à Secretaria Geral (secgen@dehon.it).
Que o tempo pascal, à luz da Palavra de Deus, nos ajude a todos a assumir este momento como uma nova oportunidade que o Espírito nos dá para nos interpelar e renovar, na certeza de estarmos sempre amparados pela fidelidade de Deus (cf. CST 147).
Que o Coração de Jesus e o amor maternal de Maria os abençoem e protejam.
In Corde Iesu.
P. Carlos Enrique Caamaño Martín SCJ
Superior Geral e o seu Conselho
O “abrasileiramento” do texto foi efetuado por E&L.