Encontros Vocacionais: Os TREVOS em ação
Encontros Vocacionais – Trevo I
A equipe do Trevo-Taubaté – juntamente com as equipes dos Trevos setoriais de São Paulo, Paraná e Minas Gerais – realizou no mês de julho o Encontro de Discernimento Vocacional – Trevo I. Esse encontro está inserido no acompanhamento vocacional daqueles jovens que já estão no processo de discernimento em nossa Congregação. É a oportunidade para o candidato conhecer melhor o carisma dehoniano, as exigências da vocação, bem como juntar-se a outros jovens que estão trilhando o mesmo caminho.
O Trevo I foi realizado no primeiro final de semana de julho em Taubaté, no Seminário Dehoniano, com a presença de 20 jovens; no segundo final de semana de julho em Terra Boa, no Postulantado São Judas Tadeu, com a presença de 9 jovens e, no terceiro final de semana de julho em Lavras, no Seminário Dehonista, com a presença de 8 jovens.
Os três encontros foram marcados pelo clima de acolhida, oração e partilha de vida. Muito contribuiu para o êxito do Trevo I a presença e participação ativa dos religiosos e seminaristas das respectivas casas de formação, além de leigos do SAV (Taubaté e São Paulo) e dos leigos dehonianos (Terra Boa), bem como a participação dos religiosos que proferiram palestras e conduziram momentos de oração e reflexão.
Na continuidade do processo de orientação vocacional segue a realização do Trevo II, que consiste num estágio de quatro dias no Seminário Propedêutico. Esse estágio se realizará entre 15 de agosto e o final de outubro. Cabe ao orientador vocacional entrar em contato com os formadores do propedêutico para marcar o estágio.
Após o Trevo II acontecerá o Retiro de opção vocacional para os jovens considerados aptos a continuarem o processo. É o Trevo III, que encaminha o vocacionado para o ingresso no Seminário Propedêutico no próximo ano.
Rezemos por esses jovens que estão no processo de discernimento vocacional e continuemos nossa missão de dar voz à voz de Deus, incentivando outros jovens a rezarem e refletirem sobre sua vocação e a realizarem o processo de discernimento vocacional em nossa Congregação.
Fraterno abraço,
Trevo Taubaté/SP.