Espaços e Laços 46
Agora é pra valer! A Copa do Mundo começou! O Brasil é o mundo da bola e o mundo da bola está no Brasil. Independentemente das predisposições, uma vez que o evento foi decidido e admitido, tiremos o melhor do que a ocasião oferece.
Já a liturgia católica vai pelo caminho do Tempo Comum. É uma aposta na valorização do ordinário, do dia a dia, da cotidianidade. Se a Páscoa Cristã tem muito da Páscoa Hebraica e se o Pentecostes Cristão colhe não pouco da Festa das Semanas Judaica, vejo oportuno paralelo entre nosso Tempo Comum e a Festa das Tendas… Recordar é viver e fazer memória celebrativa dos eventos-eixo da redenção é investir na vida.
O Povo de Israel libertado do Egito (Páscoa) precisa de uma Lei pela qual se conduzir (Sinai/Pentecostes), a fim de fazer seu caminho pelo deserto (moradia em Tendas). Paralelamente, libertados pela Vida/Morte/Ressurreição de Jesus Cristo (Páscoa), recebemos a Lei nova do Espírito (Pentecostes) para trilhar nossa história pelo testemunho no mundo (Tempo Comum).
Contudo, este tempo ordinário também carrega mistérios extraordinários. Iniciamos com a Solenidade da Santíssima Trindade. Em meio às elucubrações teológicas recorro ao consagrado axioma, cuja expressão teria sido cunhada por Próspero de Aquitânia (“De gratia Dei et libero voluntatis arbitrio”, 8: PL 51), lex orandi lex credendi (cremos o que oramos). A partir do que rezamos e cantamos sabe-se o que acreditamos.
É difícil dizer o mistério insondável da Trindade, mas é fácil rezar nossa fé na amorosa Trindade. Não menos do que a reflexão catafática/καταφάτικα (lógica, discursiva, retórica) que discorre sobre a Trindade é urgente, porque mais abrangente, recuperar a intuição apofática/ἀποφάτικα (admiração, silêncio, contemplação) da Trindade.
O processo de sintonia e comunhão para com a Trindade ontológica (Deus em Si) passa pela alegria da oração/louvação à Trindade econômica (Deus para Nós). Convido-nos, pois, a prestar atenção às muitas vezes que nominamos a Trindade Santíssima e o que professamos acerca do Triuno ou Unitrino.
P. Mariano,scj.
TEMÁRIO
Apresentação
Igreja e Congregação
03. A Palavra feita Papa Francisco
04. Concílio Vaticano II e diálogo
Província BSP e Distrito BSL
05. Culto o Coração de Jesus (2)
06. Teologia e devoção feitas poesia e canção
07.Carta de P. Ângelo Adão
08. A “espiritualidade do esporte”
09. Saberes e Sabores: “Nada te perturbe!”