Espaços e Laços 51
Para Começar
Como no passado, também o próximo Domingo apresenta o ensinamento de Jesus por meio de parábolas. As parábolas são um gênero literário muito peculiar que envolve o interlocutor, chamado a participar. Por isso, há perguntas que o leitor/ouvinte é solicitado a responder e ajudar a resolver. Bom exemplo é 2Sm 12,1-10. Às vezes, para tornar a parábola mais consistente, o mestre repete o mesmo argumento em outras formas ou comparações, como é o caso das duas parábolas de Lc 15: são tidas três, parecem quatro, mas são duas.
O significado etimológico de parábola (παραβολή,
“παρά + βαλλεῖν”: pará + balêin) é jogar à frente ou ao lado. Fala de uma coisa para explicar outra. As parábolas, portanto, são comparações narradas em forma de histórias e contos. Normalmente, trazem pergunta inicial ou final, explícita ou implícita. Propõem ao interlocutor uma pergunta a ser respondida com a vida. É como um espelho colocado à nossa frente: não é para apreciar o espelho, mas olhar-se no espelho. É como estaca que limita e segura o animal nela amarrado ou aguilhão que instiga e faz andar. Este estilo sutil de comunicação aparece ao longo de toda a Bíblia e era o jeito habitual de Jesus ensinar (cf. Mc 4,33-34).
Não é precisamente exata a alegação de que a parábola é menos vinculante que um fato. Na verdade, ela recolhe inspiração e concentra muitos fatos e permite-se atualizada e atuada a cada novo contexto e situação, para cada novo ouvinte e leitor.
Desta feita o Mestre conta, entre outras, a parábola do trigo e do joio (cf. Mt 13,24-30) e depois fornece a explicação (cf. Mt 13,36-43). Trigo, uma vez trigo, sempre trigo; joio, uma vez joio, sempre joio. Mas as pessoas podem mudar. E Jesus, de jeito nenhum lhes nega tal chance. Uma pessoa “enjoiada” pode mudar, converter-se e se “entrigar”. Pode também acontecer o contrário: alguém “trigado” relaxa na competência e na vivência, se perverte e fica “joiado”. Renunciemos a fazer a depuração entre um e outro antes da hora. Tanto obra em si quanto a hora de realiza-la pertencem a Deus.
P. Mariano,scj.
ASSUNTOS
Para começar
Igreja e Congregação
03. Palavra de Papa Francisco
04. Saúde de P. Donizeti, Provincial da BRM Envio
05. Missionário de P. Silvio, no IMSJT
06. Recado de Dom Nelson
07. Chegada de P. Sílvio na Itália
Província BSP e Distrito BSL
08. Teologia e devoção feitas poesia e canção
09. F.D.: Curso de Gestão Religiosa e Paroquial
10. P. Marcelo Batalioto faz sugestão de leitura
11. Notícias de Juara/MT
12. Desculpas pela nossa falha
13. Sabores e Saberes