Espaços & Laços 100
Para Começar: Chegar aos 100 vai bem!
Chegar aos cem, em sentido positivo, sempre faz bem. É assim com esta centenária edição de Espaços e Laços. Parabéns a todos quantos ajudaram a atingirmos esta marca, sobretudo os protagonistas que viveram e escreveram, receberam e leram.
A partir da hodierna edição incluímos nova página. Visa recuperar nossa história no registro dos protagonistas primeiros que são os próprios religiosos. Trata-se de algo como “Vivências e reminiscências”.
Pedro e Paulo, as colunas da Igreja: o simples pescador da Galileia e o douto rabino de Jerusalém. Este, nunca viveu com Jesus de Nazaré, mas viveu Jesus Cristo no amor e na fé; aquele, conviveu três anos com o Mestre e depois viveu para o Senhor. Pedro, testemunha de Jesus na história; Paulo foi encontrado pelo Senhor da Glória. O evangelizador dos judeus foi o primeiro a pregar aos pagãos e o apóstolo dos gentios sempre começava por anunciar o Evangelho aos judeus. É correto afirmar que Pedro representa a instituição e Paulo o carisma. No entanto, Pedro ousou iniciativas carismáticas e Paulo procurou dar elementar institucionalidade às comunidades missionárias.
Ambos deram glória a Deus através do martírio: Pedro, crucificado de cabeça para baixo, por se achar indigno de morrer como Jesus; Paulo, decapitado pela espada, por ser cidadão romano.
Agora celebramo-los juntos. Deles aprendemos e neles nos inspiramos. O que Pedro proclamou também Paulo testemunhou: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16). O que se predica de Paulo, pode ser atribuído a Pedro: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo Juiz…” (2Tm 4,7-8).
P. Mariano Weizenmann,scj.