Espaços & Laços 102
Para Começar: é preciso sair
Encontro-me no CERAJ (Centro de Espiritualidade Rita Amada de Jesus) das Irmãs do Instituto Jesus Maria José, em retiro com a Irmãs Dominicanas do Santíssimo Sacramento. É quarta vez que venho aqui pregar retiros. Um lugar excepcional! Por conta do trânsito caótico de São Paulo, torna-se difícil aqui chegar. Isso, porém, é contrabalançado pelo benefício de aqui estar.
Aqui, pois, vou confeccionando E&L 102…
A Congregação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Sacramento foi fundada na Itália, em 1917, pelo Ven. P. Antonio Palladino e por Irmã Tarcisia Vasciaveo. A Congregação restringe-se à Itália (onde a maioria das Irmãs é de idade), ao Brasil (as Irmãs são quase todas jovens e garantem o futuro) e à Angola (ainda nos inícios).
Já o Instituto Jesus Maria José teve origem no Viseo, em Portugal, no ano de 1880. A fundadora é a Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus. As Irmãs estão presentes em Portugal, Brasil (numa dezena de Estados), Paraguai, Bolívia, Peru, México, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Tal entrelaçamento entre as Congregações religiosas, como sucede privilegiadamente no âmbito CRB, mostra a vitalidade e a maravilha da vida religiosa em comunidade. “Como não recordar, cheios de gratidão ao Espírito, a abundância das formas históricas de vida consagrada, por Ele suscitadas e continuamente mantidas no tecido eclesial? Assemelham-se a uma planta com muitos ramos, que assenta as suas raízes no Evangelho e produz frutos abundantes em cada estação da Igreja. Que riqueza extraordinária!” (João Paulo II, VC 5).
Ah, o Evangelho do próximo Domingo: uma Igreja em saída, que encontra expressão peculiar na vida religiosa…
P. Mariano,scj.