Espaços & Laços 77
Para Começar: adequando…
A partir desta 77ª edição de E&L queremos dar mais ênfase congregacional ao nosso semanário. Fazemo-lo com duas inclusões dehonianas: em nível de Congregação passamos a inserir, numa das edições mensais, as “Dehonianidades do mês”; em âmbito de Província BSP, apresentamos os eventos do mês em curso.
Passadas as celebrações natalinas, voltamos à missão na cotidianidade, na rotina e na normalidade do Tempo Comum. Embora haja momentos solenes que oficializam os grandes eventos, na verdade eles são discernidos, amadurecidos e decididos no dia a dia. Por aí que vai a inspiração bíblica do próximo fim de semana. Como reconhecer a voz do Senhor e lhe responder? “Samuelmente” aprendizes e inexpertos, precisamos de quem “Elimente” nos oriente, por perto: “Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1Sm 3,18).
Comprados a preço elevado, somos membros de Cristo e santuários do Espírito, para glorificar Deus em nosso corpo (cf. 1Cor 6,20a.16.19.20b). Por isso, associamo-nos à oblação de Cristo: “Eis que venho, Senhor! Com prazer faço a vossa vontade” (Sl 40,8-9; cf. Hb 10,6-7). Agora, pois, trata-se de apontar para o Cordeiro de Deus que passa e nos oferece a sua graça; ir atrás do Senhor, sem demora, para saber onde mora. Para ali permanecer e ainda aprender. Depois, tendo-o anunciado, conduzir a Ele o novo discípulo interlocutor (cf. Jo 1,35-42). Isto se configura, simultaneamente, em itinerário mistagógico e projeto evangelizador.
P. Mariano,scj.