Espaços & Laços 82
Para Começar: Quaresma e CF
Introdução
Situemo-nos no contexto litúrgico da Quaresma… A partir da Palavra de Deus somos orientados a encarar este tempo qual momento favorável e dia da salvação, no esforço por refazer ou aprimorar a sintonia com Deus pela oração, a concórdia com os irmã(o)s pela caridade, a harmonia com a criação pelo jejum.
- Quaresma
O Tempo da Quaresma vai da 4ª feira de Cinzas até a 5ª feira Santa, antes da Ceia do Senhor. A peculiaridade deste Tempo consiste na preparação intensa, pessoal e comunitária, à celebração da Páscoa.
No dia 23 de janeiro (cf. E&L 78) refletimos sobre o Evangelho do I Domingo da Quaresma do Ano B em que aprendemos a conhecer, amar e seguir Jesus com Mc. Dissemos que Jesus soube harmonizar as feras e os anjos dentro de si, no seu mundo interior. Assim, ele se capacitou a viver em harmonia com o mundo externo, onde também há que se fazer as contas com anjos e feras. Esta tensão gera as tentações ou as tentativas de superar o mal e praticar o bem.
O texto evangélico resume-se em apenas quatro versículos. São duas partes, cada qual com dois versículos: a) Impelido pelo Espírito, Jesus vai ao deserto enfrentar e superar a tentação (vv. 12-13); b) Animado pelo Espírito, Jesus vai ao meio do povo proclamar o Reino da salvação (vv. 14-15).
Mc não diz quais as tentações de Jesus. Nem precisa! Trata-se das normais tentações humanas no esforço de viver como filho(a) de Deus. O Evangelista também não detalha a pregação de Jesus. Ele faz e diz a Boa Notícia. Passou o tempo da espera e da preparação. Chegou o tempo da graça e da salvação. O Reino de Deus está disponível, próximo, acessível: eis o dom, a oferta! É preciso arrepender-se do mal e crer no Evangelho do bem: isto é a missão, a tarefa!
Tal fé supõe o amor e vertebra-se na esperança. Professa o amor a Deus, em quem encontra inspiração e motivação. E se expressa no amor ao próximo, como destinação e realização. Nisto consiste a esperança: “O seu Reino não é um além-imaginário, colocado num futuro que nunca mais chega; o seu Reino está presente onde Ele é amado e onde o seu amor nos alcança” (Bento XVI, Spe salvi 31).
- Campanha da Fraternidade
Já de longa data a Conferência Nacional os Bispos do Brasil promove a Campanha da Fraternidade durante a Quaresma. A CF teve início na Arquidiocese de Natal/RN, em 1962, sob a coordenação de Dom Eugênio Sales. Estendeu-se ao Brasil inteiro em 1964, mediante os esforços notáveis de Dom Hélder Câmara. A CF/2015 tem como tema “Fraternidade, Igreja e Sociedade” e se inspira no lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).
O lema da CF/2015 encontra fundamentação em Mc 10,45: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. O contexto deste dito de Jesus bem explica o desafio dos discípulos da primeira hora e para nós agora: uma sociedade que se esmera por aparecer, procurar os primeiros lugares e dominar. Isto é tão forte que contamina os discípulos. Jesus propõe, a nós como a eles: não servir-se e tirar, mas servir e se doar.
P. Mariano,scj.
ASSUNTOS
02. Para começar…
Igreja e Congregação
03. Palavra de Padre Dehon
04. Status Congregationis
05. O Info-Deutschland – Janeiro 2015
Província BSP e Distrito BSL
06. BSP, Província Missionária?
07. Postulante Giorgio Gilioli
08. Escrutínio da sondagem para superior provincial
09. 2ª etapa da consulta para superior provincial
10. Saúde de Dom Geraldinho
11. P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção
12. Saberes e Sabores