Espaços & Laços 84
Contemplar (n)o Templo Novo
O Evangelho do próximo Domingo (Jo 2,13-25) apresenta a versão joanina da purificação do templo ou, melhor, a substituição do Templo. Por que o templo está sendo descredenciado? Pelo fato de não mais realizar aquilo pelo qual fora solicitado: gerar e gerir condições favoráveis à vida. Cuida da vida é o melhor culto a Deus. Mais do que “purificar” o templo, Jesus se substitui ao templo. Ele é o Templo: novo e derradeiro, definitivo e verdadeiro. Com a ressurreição foi erguido para a feliz perenidade: “destruí este templo e em três dias eu o levantarei” (Jo 2,19).
Jesus, portanto, é o Templo definitivo. Contemplar, que é a mais elevada forma de oração, tem a ver com “templo”. Jesus é O Templo e contemplar visa configurar-se e conformar-se a ele. Isso é altamente significativo num tempo em que “ter bela forma” e “fazer bela figura” está na crista da onda. Jesus propõe alternativa acertada e vital para um dos grandes equívocos de nossa época: cumpre-nos conformar nosso templo (pessoal, eclesial, institucional) ao Templo referencial que é Ele próprio.
A teologia joanina oferece ulterior aprofundamento à contemplação: “Se alguém me ama, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada” (Jo 14,23). O Espírito da Verdade nos guiará na verdade plena (cf. Jo 16,13) e nos tornará templos no Templo.
Que futuro, pois, está reservado às nossas igrejas e aos nossos templos, seja pessoais ou institucionais? Se estiverem a serviço da vida, confirmar-se-ão; se não servirem à vida, desautorizar-se-ão. O caminho próprio do tempo quaresmal aponta não para a destruição, mas à conversão, à com-templo-ação.
“Com o apóstolo João, vemos no Lado aberto do Crucificado o sinal do amor que, na doação total de si mesmo, recria o homem segundo Deus. Contemplando o Coração de Cristo, símbolo privilegiado desse amor, somos fortalecidos em nossa vocação…” (Cst. 21).
P. Mariano,scj.
ASSUNTOS
02. Para começar…
Igreja e Congregação
03. Palavra de Padre Dehon
04. Dom Virginio Bressanelli, retiro em março de 2016
05. P. Victor a caminho de Roma
06. Logotipo do XXIII Capítulo Geral
07. Literatura sobre Coração de Jesus
Província BSP e Distrito BSL
08. Lenta recuperação de Dom Geraldinho
09. Encontro de Lideranças
10. Postulantado São Judas Tadeu 2015
11. Nova Paróquia em Minas?
12. P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção
13. Saberes e Sabores