FACULDADE DEHONIANA: PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO RELIGIOSA E PAROQUIAL
Especialização em Gestão Religiosa Paroquial
Padre Daniel Aparecido de Campos SCJ.
Está acontecendo entre os dias 16 a 25 de janeiro de 2018 o terceiro módulo do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial para aperfeiçoar as formas de gestão religiosa e paroquial; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais e favorecer o intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial. Este módulo aborda disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso.
A professora Elisete Dias Raposo Ribeiro e o Professor André Valter de Oliveira, ambos advogados, ministrarão juntos a disciplina de Direito Trabalhista, cuja carga horária é de 26 horas. Neste módulo serão utilizadas 20 horas e no próximo as outras 6 horas para que a professora, responsável pela disciplina, possa dar um retorno da avaliação dos alunos e futuras dúvidas que possam ser percebidas depois da aula no cotidiano da atividade de cada aluno. Esta primeira disciplina pretende apresentar as noções gerais da consolidação das Leis Trabalhistas e suas interferências na vida da paróquia e da Instituição religiosa. Analisar os tipos de trabalhador, pois isso é fonte de percepção do gestor; exemplificar e determinar quais são os tipos de direito ligado à legislação do trabalho; identificar o direito individual e coletivo do trabalho; aprofundar nas questões ligadas ao Fundo de Garantia do tempo de serviço; a interferência e a prevenção de acidentes dentro das empresas; atentar as hipóteses de Processos Trabalhistas.
O segundo dia contará com a atuação do professor José Rodrigo Várzea Cursino, advogado, que trabalhará a disciplina de Direito Tributário, com carga horária de 20 horas. O objetivo desta disciplina é oferecer ao gestor religioso os conhecimentos mínimos para que possa, com propriedade, atentar para as questões do direito tributário; desenvolver a sensibilidade exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal; atentar para a responsabilidade social inerente à existência dos tributos para a vida da sociedade; conjugar os ganhos e as perdas com atual configuração tributária.
O terceiro professor a contribuir com o curso será o Padre Celson Altenhofen, scj que é sacerdote, religioso Dehoniano, doutor em Direito Canônico. Ele apresentará a temática de Administração dos Bens Temporais Segundo o Código de Direito Canônico com a carga horária de 20 horas. As informações apresentadas nesta disciplina visam proporcionar ao estudante as condições de conciliar o Direito do Estado com o Direito Canônico no que se refere à gestão. Quando falamos em gestão religiosa, o conhecimento da norma canônica e sua ressonância no que se refere a administração dos bens eclesiásticos é essencial para uma harmoniosa gestão, sobretudo, se considerarmos que, em se tratando de bens da Igreja, existe uma primazia da norma canônica sobre a civil, que não pode ser invertida. Claro que as e técnicas de gestão são essenciais para uma maior clareza e eficiência dos processos, o que ajuda na própria missão da Igreja. Mas a Igreja como comunidade peculiar possui em sua base valores referenciais que ressoam na própria administração e gestão eclesial, que não podem ser esquecidos, sem prejuízo das finalidades próprias da mesma Igreja.
O quarto professor a marcar presença no curso será o professor Francisco Antônio Maciel Novaes que apresentará os conteúdos pertinentes às disciplinas de gestão tributária para entidades religiosas e filantrópicas, com carga horária de 10 horas, além da disciplina de gestão do terceiro setor e de atividades filantrópicas com carga horária de 10 horas. A primeira disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos e os aspectos inerentes ao Planejamento Tributário Operacional; as normas tributárias básicas constantes na Constituição Federal; as características dos tributos federais, estaduais e municipais incidentes sobre a Pessoa Jurídica; os controles específicos na gestão de tributos; os procedimentos de fiscalização federal e estadual. A segunda disciplina ministrada por este mesmo professor pretende identificar os conceitos da administração ressaltando-se suas especificidades para as organizações do Terceiro Setor, possibilitando o conhecimento de práticas, formas e leis de ação dessas organizações. Visa a contribuição do administrador para a transformações social proposta pelas ações da sociedade.
O último professor Padre Emerson Marcelo Ruiz, scj que também é sacerdote, religioso Dehoniano, ministrará a disciplina cujo conteúdo aborda o planejamento, organização e execução de projetos arquitetônicos envolvendo casas religiosas e paroquiais, com carga horária de 10 horas. Esta disciplina pretende capacitar o estudante para analisar processos de construção e executar obras envolvendo Instituições Religiosas e Paroquiais.
Segundo o aluno do curso Padre João Batista Máximo, scj “o Curso de Pós-Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial está nos conduzindo por meio das reflexões em aula, a compreender a importância da aplicação dos elementos da administração, da contabilidade na gestão religiosa. Os professores com mestria estão cumprindo seus objetivos motivados pela coordenação do curso”.
A profª Elisete Dias Raposo Ribeiro afirma que “hoje reiniciou o curso de Pós Graduação em Gestão Paroquial e o que percebemos nos alunos é sempre a busca da assertividade. Por certo não teremos respostas prontas e acabadas para todos os problemas que permeiam uma boa administração e gestão, mas é certo que nessa etapa, mais uma vez, estaremos disponibilizando instrumentais para o desenvolvimento de um trabalho transparente dentro de uma administração jurídico-religiosa. Sejam bem vindos alunos e que as sementes lançadas produzam frutos de conhecimento e sabedoria”.