FORMADORES DA BSP REÚNEM-SE EM TAUBATÉ
Nos dias 01 e 02 de março, no Conventinho SCJ, em Taubaté-SP, aconteceu a Reunião da Equipe de Formadores da Província BSP. Estavam presentes os Irmãos Valdemar e Gilmar, e os Padres Guido, Rafael Querubim, Nelber, Reginaldo, Cláudio Buss, Mário Marcelo, Anderson e Djalma.
O primeiro dia iniciou com a Adoração Eucarística, e logo depois foi feita a acolhida pelo padre Rafael e apresentada a pauta. Depois de lida a ata, foi realizada uma grande partilha da realidade de nossas casas de formação; como também a avaliação do último Curso de Verão, que aconteceu em Terra Boa-PR, e que foi muito bem avaliado; foram partilhados os trabalhos realizados pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional), e toda a transição dos trabalhos que estão acontecendo agora com a saída do P. Nelber e a chegada do P. Reginaldo; também foi partilhado sobre dos preparativos para a realização do Ano Vocacional, cuja abertura acontecerá em toda a província no dia 14 de março deste ano. Também foram feitas as perspectivas das casas de formação para os próximos anos.
No segundo dia, contamos com a presença do Superior Provincial, P. Ronilton, que ficou conosco durante todo o dia, ouvindo as propostas e dando o parecer oficial da província BSP no tocante à formação. Foram tratados diversos assuntos importantes. No período da manhã dois assuntos foram colocados em pauta. O primeiro foi a apresentação de um estudo feito pelo P. Joãozinho, a pedido do Governo Provincial, sobre o que diz a Igreja Católica sobre a duração e o conteúdo dos estudos filosóficos em vista do presbiterado. Contamos nesse momento com a presença do P. Marcelo Batalioto, diretor da Faculdade Dehoniana, que também enriqueceu a reflexão e nos trouxe dados concretos sobre financiamentos e bolsas de estudos na Dehoniana. O segundo assunto foi a atual situação do tirocínio em nossa Província. Foi apresentado um estudo feito pelos magistres do Conventinho, sobre o momento ideal de realizar essa importante etapa da formação; também foi apresentada uma carta sobre esse assunto escrita pelo padre José Francisco Schmitt. Após a reflexão e partilha de todos sobre esse tema, o padre provincial recolheu o material e a opinião unanime dos formadores e levará para reunião do Conselho onde deverá chegar a um consenso de como proceder da melhor maneira possível sobre essa etapa. Para os formadores esse assunto já foi amplamente estudado e refletido, e agora espera o parecer final do Governo Provincial.
Na parte da tarde P. Anderson, diretor do Seminário Dehonista, em Lavras-MG, apresentou a atual situação da Casa, e abriu-se uma reflexão muito intensa sobre os trabalhos, desafios e perspectivas para o futuro do nosso seminário menor.
Encerramos a reunião com as palavras de incentivo do P. Ronilton sobre o trabalho realizado pelos formadores nas diversas etapas de formação. Falou ainda sobre a atual situação financeira, que preocupa profundamente toda a Província e que precisa ser refletida por todos para não começar a prejudicar os trabalhos realizados, como, por exemplo, a formação que damos aos nossos futuros religiosos.
P. Rafael também agradeceu a todos e encerramos os trabalhos com a certeza no coração do dever cumprido.
P. Djalma Lúcio M. Tuniz,scj (Reitor Convento SCJ – Taubaté/SP).