FORMADORES ENCONTRAM-SE NO SEMINÁRIO DEHONIANO DE TAUBATÉ
Nos dias 9, 10 e 11 de julho estiveram reunidos os formadores das províncias BRM e BSP, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, no Seminário Dehoniano em Taubaté para partilha e formação em conjunto.
Estiveram presentes: Ir. Valdemar Erico Scramim; Diác. Cleiton Guimarães dos Santos; P. Darci Dutra; P. Djalma Lúcio M. Tuniz; P. Flávio Aparecido Alves; P. Anderson Ribeiro de Paula; P. Guido José Kievel; P. Renato Kuhnen; P. Jairson Hellmann e P. Diego Martins.
O encontro se iniciou no dia 09, segunda feira, com a celebração da Santa Eucaristia, presidida pelo padre Djalma. Após o jantar, os formadores se reuniram e definiram os horários para aos dias seguintes.
Na manhã e tarde do dia 10 e na manhã do dia 11, os formadores foram assessorados pela Prof. Heloísa Marinho que é logoterapeuta e que tratou da importância do acompanhamento psicológico na formação inicial e permanente e da necessidade de uma psicologia que leve em conta a autotranscendência na formação e na compreensão antropológica do ser humano. Nesse ínterim, durante os dois dias vimos que não é possível uma visão egoísta e egocêntrica de ser humano, mas que é possível e necessário compreendê-lo aberto à autotranscender-se a si mesmo, ao outro e a Deus.
Na noite do dia 10 os formadores fizeram uma bonita partilha dos sentimentos de cada um, da realidade e dos desafios que são enfrentados por cada qual na formação. E, como tudo acaba em pizza, terminamos essa noite de partilha comendo pizza e continuando a partilhar a vida.
Na tarde do dia 11 os formadores se fizeram peregrinos em Aparecida, e encerraram esses dias de encontro no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Após missa celebrada as 14h na capela dos Apóstolos, na intenção das Províncias e dos formandos, fomos conhecer a nova cúpula da Basílica juntos com os seminaristas e postulantes que nos ajudaram nesses dias de encontro.
Agradecidos ao Coração de Jesus por tantas bênçãos que tem nos concedido, rogamos que Ele continue a ser generoso conosco e que nunca nos faltem santas vocações para continuar a obra de seu Reino. Que mais encontros como esse possam favorecer a comunhão e a partilha entre nossas províncias para que juntos cresçamos em santidade na missão que nos foi confiada.
In Corde Iesu!
P. Diego Martins SCJ (Seminário São José, Rio Negrinho/SC).