Fratres da teologia: retiro de renovação dos Votos
Do dia 26 ao dia 30 de Janeiro, em Atibaia, aconteceu o Retiro para Renovação dos Votos dos Fratres da BSP residentes do Conventinho, juntamente com alguns que vão para o Chile, Alemanha, em Tirocínio e um futuro Postulante. Ao todo fomos 22 pessoas sob a direção e orientação do Pe. Rafael Querobin.
Renovar os votos é fazer memória daquilo que abraçamos com a esperança de sermos cada vez mais fiéis àquilo que fomos chamados, a abandonar nossas “redes” (cf. Mc 1, 18) e aderirmos não apenas a um ideal, mas a uma Pessoa que nos convida a um posicionamento de Amor, Alegria e Paz. Mais do que questionarmos nossa vocação, fomos questionados pelo próprio Cristo, através da mediação do Pe. Rafael a respondermos: “Tu me amas?” (Jo 21, 15).
Nossas respostas dadas às apalpadelas, nos levaram a perceber que nossa vocação não é uma vocação seminarística, apenas conventual, mas uma vocação ministerial que busca traduzir em atos e palavras a presença do Cristo vivo e ressuscitado no meio do mundo onde quer que estejamos.
Ser provocado junto ao Santuário da Mãe Rainha levou cada um de nós a darmos o nosso “Fiat” a nosso Deus e dizermos com confiança: “para a glória especial do Coração de Jesus, renovo os meus votos de castidade, de pobreza e de obediência”.
O movimento de Schoenstatt em Atibaia tem a missão de ser Tabor da permanente presença do Pai e por ser Tabor, queríamos, por vezes, ficar por lá mais tempo, mas o convite de Cristo a nós é bem claro: “descermos à planície e nela fazermos discípulos seus em todas as nações” (cf. Mt 28, 10).
Mãe Rainha, três vezes admirável. Rogai por nós!
Frater Antônio Maria Resende, scj.