HEINER WILMER É BISPO DE HILDESHEIM
No dia 1º de setembro de 2018, milhares de pessoas, incluindo os representantes dos Dehonianos do mundo inteiro, encheram a Catedral de Hildesheim e duas igrejas próximas, a fim de participar da ordenação episcopal de Heiner Wilmer SCJ, 71º bispo da diocese alemã.
O arcebispo Dom Stefan Heße, de Hamburgo, foi o bispo ordenante. O núncio apostólico, arcebispo Nikola Eterovic, apresentou a bula papal da nomeação a bispo feita por Papa Francisco. Entre os concelebrantes estavam presentes Dom José Ornelas Carvalho (que exerceu o cargo de superior geral dos Dehonianos, imediatamente antes de Dom Heiner) e o novo superior geral P. Carlos Luis Suarez Codorniú.
Ao ser chamado ao ministério episcopal, P. Wilmer se encontrava em Roma, na função de superior geral dos Dehonianos. Ele mesmo decidiu conservar a simbologia dehoniana, tanto no brasão episcopal quanto na cruz peitoral. O seu lema “Adiutores gaudii vestri” baseia-se em 2Cor 1,24 e exprime a ideia do seu serviço episcopal. São Paulo escreveu: “Não tencionamos dominar a vossa fé, mas colaboramos para que tenhais alegria; é pela fé que estais firmes”.
A diocese de Hildesheim, que inclui a cidade de Hannover, é uma das mais antigas dioceses do mundo. Foi fundada em 815 e se localiza ao norte da Alemanha. Sua área passa dos 18.500 km2, com cerca de 610.000 católicos e 200 sacerdotes. Dom Wilmer sucede a Dom Norbert Trelle que dirigiu a diocese de 2006 a 2017.
Dom Wilmer era superior provincial da Província Alemã quando foi eleito superior geral, em 2015. Nascido em 09 de abril de 1961, em Schapen, na Alemanha, tornou-se dehoniano em 1982 e foi ordenado padre em 1987.
Antes do seu ministério de superior provincial, Dom Wilmer exerceu diversas funções no campo da educação. Entre 1998 e 2007 foi diretor do Gymnasium Leoninum de Handrup, na Alemanha. Precedentemente havia transcorrido um ano como professor de alemão e história na Fordham Preparatory School dos Jesuítas, em Nova Yorque (USA).
De 1995 a 1997 foi professor de religião, história e política, além de capelão, na Liebfrauenschule, uma escola de Vechta no norte da Alemanha.
Dom Wilmer também tomou parte em diversas iniciativas sociais com pobres e refugiados. Em 2006 passou três meses em Caracas, na Venezuela, fazendo catequese nos bairros da cidade. Ainda em Vechta, nos anos de 1996 e 1997, trabalhou num projeto de formação para mulheres, numa penitenciária feminina. Antes, em 1993 esteve por quatro meses em Toronto no Canadá, na função de capelão na L’Arche Daybreak, uma residência para pessoas deficientes.
Seus estudos incluem a filosofia francesa na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e a teologia fundamental na Universidade de Freiburg, onde obteve o doutorado, com a tese “Mystik zwischen Tun und Denken. Zum Ort der Mystik in der Philosophie Maurice Blondels” (A mística entre fazer e pensar. O lugar da mística na filosofia de Maurice Blondel).
Após a ordenação episcopal, milhares de pessoas confraternizaram no pátio da catedral numa festa ao ar livre, enriquecida com músicas de uma banda alemã e com cerveja e comida tipicamente alemãs.
Mary Gorski (http://www.dehon.it/it/index.php?option=com). Trad. E&L.