Instituições Acadêmicas SCJ em Roma
Encaminhando Projetos
Aconteceu em Roma, nos dias 20-22 de fevereiro, o Encuentro de Centros Universitarios Dehonianos. Uma iniciativa do Governo Geral em pareceria com o Centro de Estudos Denonianos, com uma dupla perspectiva de interesse: difundir a dinâmica do próprio Centro em vista de ampliação do horizonte da pesquisa sobre Padre Dehon e a espiritualidade dehoniana; e a criação de atividades e projetos colaborativos, ou seja, uma rede entre as instituições de ensino superior da Congregação.
Para tanto, além da Faculdade Dehoniana, representada pelo seu diretor e vice-diretor, estiveram presentes todos os membros do Centro de Estudos, o Governo Geral: Pe. Carlos Suáres e os conselheiros responsáveis pela área da Educação e Comissões Teológicas Continentais, os diretores e representantes da ESIC/Madri e ESIC/Curitiba, Faculdade São Luiz e Seminary and School of Theology/EUA.
O encontro transcorreu num clima agradável de partilha e colaboração. Foi possível conhecer com maior profundidade a missão institucional e carismática de cada um dos Centros. As conversações também fizeram transparecer as principais conquistas e desafios de cada instituição.
Merece destaque o grande valor dado por parte do Governo Geral aos Centros de Ensino Superior, principalmente os que se dedicam à formação do clero através dos cursos de teologia e filosofia. Pe. Carlos foi bastante incisivo a respeito da necessária identidade dehoniana na forma de conduzir os Centros Superiores. Além disso, insistiu muito na natureza carismática do exercício do estudo, pesquisa e docência. Trata-se, segundo o seu relato, de algo querido por Dehon. O Superior Geral fez questão de dizer que “os que estão no meio acadêmico não devem se sentir menos missionários do que aqueles que estão na pastoral”. Também se mostrou preocupado com a realidade dos Centros, especialmente os brasileiros e o norte- americano, que empenham muitos esforços na aquisição de recursos financeiros em vista da sustentabilidade. Ainda, destacou a realidade de alguns Centros, onde religiosos dehonianos mesclam atividades docentes com as pastorais paroquiais ou afins. Essa demanda é legítima, contudo, pode prejudicar a pesquisa acadêmica, comprometendo qualidade da docência.
Há, da parte do Governo Geral, o desejo de maior aproximação do Centro de Estudos Dehonianos e os demais centros de ensino em vista da promoção de parcerias para pesquisa e divulgação dos temas dehonianos. Algumas ideias foram pautadas e pequenos projetos estão sendo elaborados. A Faculdade Dehoniana e Seminary of Theology (EUA) pautaram iniciativas promissoras em vista de futuras parcerias com benefícios mútuos para estudantes e professores.
P. Marcelo Batalioto SCJ (Diretor da Faculdade Dehoniana, Taubaté/SP).