O IMSJT (Instituto Meninos de São Judas Tadeu) foi fundado em 1946, pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) como uma das obras sociais da Congregação, quando o pe. João Büscher, scj ainda era pároco da recém criada Paróquia São Judas Tadeu (hoje Paróquia/Santuário São Judas Tadeu).
Ao longo de seus 65 anos de existência, o IMSJT passou por diferentes fases e muitas reformulações. Começou como orfanato, mas em 2006 teve que reconstruir seu papel social e educacional. Algumas mudanças foram feitas por obediência à legislação, outras para responder de maneira criativa aos novos apelos da realidade.
Contudo, desde seu início, o IMSJT tem o mesmo ideal: transmitir aos atendidos um amor restaurador. Também a mesma missão: acolher, amparar e educar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e de vulnerabilidade pessoal e social. Ao longo desses anos de atividade, foram milhares de crianças e adolescentes que encontraram aqui formação para vida, educação básica, carinho, alimento e proteção.