Ir. ANTÔNIO: RUMO À PROFISSÃO PERPÉTUA
“Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl 2, 20)
Meu nome é Antônio Carlos Gonçalves, nasci em São Paulo – SP, no dia 13 de junho de 1973. Cresci com o auxílio e graça de Deus em uma família cristã e praticante, seguindo os exemplos deixados pela minha avó materna. O que sem dúvida me ajudou e conduziu para o caminho que decididamente segui.
Desde muito cedo fui conduzido pela minha avó materna às celebrações e catequese. Eu ficava maravilhado com as celebrações eucarísticas. Os anos se passaram e eu fui crescendo e cultivando minha vida religiosa no seio da minha família. Buscava também meu crescimento profissional, que fez com que eu me afastasse da Igreja e suas celebrações.
Após longos anos fora da Igreja, com a graça de Deus, fui estimulado por um grande amigo a retornar para a vivência religiosa na Paróquia onde eu morava. Com este impulso voltei com muito vigor e disposição ao convívio na comunidade cristã e a viver mais profundamente minha comunhão com Deus.
No ano de 2005 retomei minha caminhada num grupo de oração, onde eu participava da missão de evangelização, música cristã e trabalhos sociais. Com isso, fiz grandes amizades que sempre me impulsionavam à busca do caminho de Deus.
Os anos se passaram e eu comecei a participar das atividades pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, na Vila Maria, em São Paulo, com “Servos de Maria”, isto é, desempenhava trabalhos sociais com os pobres da região da paróquia que sempre admirei, no mesmo ano, como fruto de um trabalho assíduo na Paróquia, fui convidado pelo pároco para ser coordenador da MDJ e, a partir disto, passei a conhecer melhor a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Foi na MDJ que eu senti vontade de fazer algo mais radical e dedicado na Igreja: sentia um desejo que eu não conseguia explicar, e eu sabia que partia do Coração de Jesus.
No ano de 2009 busquei informações vocacionais na Congregação e fui direcionado para fazer encontros vocacionais. Eu via que Deus preparava algo muito maior para minha vida. No ano 2009 e 2010 ingressei no propedêutico (Convívio Vocacional Dehoniano) em São Paulo – SP. Em 2011 fui para o Seminário Padre Dehon, em Várzea Grande e lá fiz o curso de Filosofia. No ano de 2013 iniciei o Postulantado em Terra Boa – PR e logo, no ano seguinte, fui admitido para o noviciado em Barretos – SP. Em 2015 fiz meus votos de pobreza, castidade e obediência. Em 2015 fiz um ano de tirocínio na Paróquia Sant’Ana, em Chapada dos Guimarães – MT. No ano seguinte continuei meu tirocínio na Paróquia/Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Cuiabá – MT. Desde 2017 pertenço à comunidade religiosa da Sede Provincial, onde desempenho tarefas diversas para o funcionamento da comunidade religiosa e da sede provincial.
Sinto-me muito feliz ao chegar nessa etapa da minha vida religiosa, onde darei uma resposta perpétua ao meu chamado. Posso afirmar que Deus me conduziu até aqui, e mesmo “não sabendo onde Deus me leva eu sei que Ele sempre me conduzirá”, assim dizia Santa Benedita da Cruz. Sei que o caminho é longo e somente Deus e que pode me conduzir, pois, “não sou eu que vivo, é Cristo que vive em Mim”. Aproveito também para agradecer a cada religioso que participou de minha caminhada e daqueles que compõe essa família à qual pertenço e quero pertencer de modo definitivo. Convido todos meus irmãos dehonianos a participarem espiritualmente desse momento importante da minha vida.
Ir. Antônio Carlos Gonçalves SCJ.