JUBILEU ARGÊNTEO DE VR DO Ir. GILMAR

25 anos de vida religiosa do irmão Gilmar e admissão ao postulantado 2021
No último dia 26 de fevereiro, toda a comunidade da Cidade de Maria, em Barretos/SP, se reuniu para celebrar o jubileu de 25 anos de profissão religiosa do Irmão Gilmar Ferreira, scj, completados no dia 25 de fevereiro. Além disso, foi momento para admissão ao postulantado dos seminaristas da Congregação dos Padres do Coração de Jesus. O ápice da celebração do jubileu foi a Santa Missa festiva, presidida pelo superior provincial, Pe. Ronilton, e concelebrada pelos confrades Pe. Nelber e Pe. Renato, além de representante do clero diocesano. Durante a homilia, o Pe. Ronilton enfatizou a disponibilidade e a entrega do irmão ao longo destas duas décadas e meia, reflexo evidente de seu lema de profissão: “Em Deus coloquei meu coração”. O Ir. Gilmar também fez uso da palavra, na qual recordou seu itinerário formativo e de apostolado, bem como expressou sua percepção de vivência: “O tempo passa rápido demais”.
Não obstante este motivo maior, ao término da missa, com a recitação do Ato de Oblação, treze seminaristas foram admitidos ao postulantado: Ailton Ebele (BRM), Alanilson de Oliveira Silva (BSL), Djonatan Engelmann (BRM), Erik Patrik Fantini (BRM), Gustavo Gianesini (BRM), Jacir da Cruz (BRM), Leandro Bittencourt Loffi (BRM), Leonardo Generali (BSP), Lessandro Francisco dos Santos (BSP), Marcos Reis Faustino Lima de Melo (BSP), Matheus Felipe Moraes (BSL), Ricardo Vinter (BRM) e Thiago Hermenegildo de Faria (BRM). Além destes, outros dois renovaram sua admissão, a saber: Jamerson Brito Costa (BSL) e Kaike Araújo Gusmão (BSL). Cabe aqui salientar que o décimo sexto postulante, Raimundo Nonato Moraes da Silva (BSL), será admitido em tempo oportuno devido a motivos familiares.
Pe. Ronilton dedicou uma seção de sua homilia para dirigir palavras de agradecimento a Deus pelo dom da vocação destes jovens, e encorajamento na vivência deste tempo único e especial na formação. O Mestre de postulantes, Pe. Nelber Rodrigues, scj, frisou a importância do retro de preparação à admissão ter sido pregado pelo Ir. Gilmar, bem como deste tempo oportuno do postulantado, momento de amadurecer o pedido de entrada nesta Congregação Regular, importância esta já conhecida desde o recebimento da carta de ingresso, mas a partir de agora vivida e experienciada na prática quotidiana.
Para o bom andamento desta etapa formativa do postulantado, é importante que todos se unam em oração para que esses jovens possam fazer um bom discernimento. Que os frutos destas orações também se estendam a todos os vocacionados para que Deus envie operários para sua messe.
Ricardo Vinter (Comunidade Dehoniana da Cidade de Maria)