O rosto Jovem do Carisma
Jovens do Coração de Jesus
A Juventude Dehoniana (JD) é um movimento de jovens nascido na década de 90, que tem como objetivo principal promover o crescimento humano e cristão dos jovens, ajudando-os no discernimento vocacional, no compromisso de fé e na inserção ativa na vida da Igreja.
O projeto Juventude Dehoniana está inserido na dinâmica da Família Dehoniana, ou seja, é o modo de evangelizar a juventude e promover o carisma dehoniano. Alcançar o coração dos jovens para o Coração de Jesus faz parte da nossa dinâmica de evangelização, sabemos que o jovem é o presente da Igreja e, sendo assim, queremos formar, catequizar, humanizar e gerar liderança juvenil para a vida da Igreja.
Cinco pilares de seguimento da Juventude Dehoniana:
1. SOLIDARIEDADE – um jovem dehoniano entende que seu chamado é para a vivência da solidariedade e, aberto às necessidades de nossos tempos, reconhece o voluntariado como campo privilegiado de ação. É um jovem que está inserido em trabalhos voluntários em diversas áreas e faz dessa oportunidade de interação social um caminho de transformação e reparação de pessoas e do meio. De maneira privilegiada, as missões juvenis ocupam espaço de destaque!
2. ESCUTA DA PALAVRA – um jovem dehoniano se reconhece como caminhante e sabe que o “mapa” desse caminhar está impresso na Palavra de Deus. No seu dia-a-dia, a leitura orante da Palavra é parte integrante de suas atividades e, quando em comunidade, privilegia a leitura e reflexão do Evangelho, iluminando suas atitudes e promovendo novos horizontes nas suas escolhas.
3. EUCARISTIA – um jovem dehoniano contempla a Eucaristia, fazendo da Adoração ao Santíssimo uma forma privilegiada de oração comunitária e pessoal. A partir dessa prática, se reconhece chamado a partilhar sua vida, numa verdadeira oblação pela humanidade. Consciente de sua força renovadora, é um jovem que parte da Eucaristia para o encontro com os outros, promovendo uma verdadeira revolução fraterna.
4. POLÍTICA – um jovem dehoniano está atento com a realidade social, lendo jornais, revistas, conhecendo sua comunidade, sua paróquia, os problemas sociais, os documentos da Igreja, especialmente no campo da Doutrina Social, e usando os meios de comunicação social para divulgar nosso carisma reparador espalhando a Boa Nova.
5. AMOR – um jovem dehoniano é especialista em amar. Por viver intensamente a solidariedade, contemplando a entrega maior de Cristo na Eucaristia, ouvindo a Palavra que promete vida em abundância, atento ao clamor incessante de nossa sociedade, é um jovem que reconhece o mandamento cristão do amor como essência e fundamento de todas as relações, inclusive consigo mesmo. Num caminho de autoconhecimento, faz da vida de oração e comunitária espaço para o encontro com Deus.
Essa identidade é assumida pela Juventude Dehoniana no Brasil, concordando que nossos grupos espalhados em todo o país precisam contemplar nas suas atividades este jeito dehoniano de ser Igreja. Uma reunião de jovens dehonianos precisa estruturar-se de forma que:
a) Atividades de voluntariado, especialmente as missões juvenis, sejam consideradas como principal meio de atuação na Igreja;
b) A Adoração ao Santíssimo sempre será forma privilegiada de oração comunitária;
c) O estudo (formação) de documentos da Igreja e assuntos político-sociais precisam fazer parte das reflexões;
d) A participação em retiros propostos pelas paróquias ou dioceses e a promoção de momentos formativos ou celebrativos com jovens da comunidade ajudam no crescimento espiritual e humano.
O projeto Juventude Dehoniana está sendo organizado em cada província do Brasil e no exterior. Engloba uma pluralidade de ações juvenis, e tem como pilar primordial de trabalho a difusão do carisma dehoniano. A Juventude Dehoniana agrega jovens em diversas etapas de crescimento da fé: alguns jovens já fizeram o compromisso como jovens Dehonianos, outros estão a preparar-se para o fazerem, outros estão a conhecer e a dar os primeiros passos no movimento. São jovens empenhados nas suas paróquias como animadores de grupos de jovens, catequistas e outros que pertencem aos grupos de jovens paroquiais ou jovens interessados no aprofundamento da vida cristã.
As atividades desenvolvidas são de diversos âmbitos: encontro nacional, encontro internacional, cursos de formação de animadores, encontros de espiritualidade, retiros, jornadas de pastoral juvenil, conferências, caminhadas e passeios, semanas da juventude, entre outras.
Notícias

10
fev
fev
P. Rarden lança seu terceiro livro com o título: “Per Doar”

10
fev
fev
Defesa de Mestrado em Educação: uma jornada de pesquisa sobre Edith Stein

08
fev
fev
Renovação dos Votos dos Fratres do Conventinho

03
fev
fev
Noviços da BSP professam os Primeiros Votos

15
dez
dez
Ordenação Presbiteral do Pe. Renan e Pe. Giovane

Contatos
- Associação Dehoniana Brasil Central
R. Barão de Cotegipe, 180
Granja Julieta, São Paulo - SP, 04721-040